Como em todos os anos, com a chegada do Natal, trazemos algumas dicas sobre sustentabilidade na ceia de Natal, na escolha dos presentes e de decoração. Planejamento evita o desperdício e poderá tornar o seu Natal uma data ainda mais especial. Confira:

DECORAÇÃO
Escolha uma árvore com raiz para replantar. Assim, você vai utilizá-la novamente no próximo ano. Reaproveite os enfeites de Natal antigos e, na compra de novos, prefira os artesanais ou feitos de materiais recicláveis.

CARDÁPIO
Para uma ceia de Natal consciente, planeje antes e compre apenas os alimentos que for usar. As famílias brasileiras desperdiçam, em média, de 20% a 30% dos alimentos que compram. Escolha pratos e copos de porcelana e vidro, além de guardanapos de pano, que podem ser lavados e reutilizados. Evite os descartáveis, que viram lixo e separe para a coleta seletiva os materiais recicláveis, como garrafas PET e latas de alumínio.

CEIA

Evite produtos importados – Que tal trocar as nozes pela castanha do Brasil produzida na Amazônia? É um produto nacional tão nutritivo e saboroso quanto as outras castanhas, e o melhor, o impacto na produção e comercialização é muito menor que o das importadas. Além disso, procure consumir vinhos e espumantes nacionais.

Prefira orgânicos – Escolha frutas e legumes orgânicos para preparar as receitas de natal. Se a sua família não abre mão de comer perus e leitões assados, que tal você escolher carnes orgânicas, produzidas por pequenos produtores?

PRESENTES
Controle o impulso consumista. Planeje suas compras e estabeleça um limite de gastos. Faça listas de presentes, enfeites e alimentos. Amigo secreto é uma opção divertida e sustentável, pois fortalece a ideia de qualidade, em vez de quantidade.

Não compre produtos piratas, falsificados ou contrabandeados. Por mais que o preço possa ser mais baixo na hora da compra, essa é uma pratica que incentiva a ilegalidade e a criminalidade. Sem contar que produtos originais costumam ser mais duráveis e de melhor qualidade do que as imitações. Exija sempre a nota fiscal e a comprovação de origem.