Quase um ano depois da histórica apresentação do Black Sabbath, a noite mais uma vez foi do melhor rock’n’roll na Pedreira Paulo Leminski. É que nesta terça-feira (12) rolou o festival Solid Rock, no qual se apresentaram ao público curitibano as bandas Tesla, Cheap Trick e o lendário Deep Purple, que está na “The Long Goodbye Tour”, que tem sido anunciada como a última grande turnê da banda.

VEJA AQUI FOTOS DOS SHOWS

Um dos pioneiros do metal, a banda inglesa, que conta com quase 50 anos de estrada, foi a principal atração da noite. Não à toa, o público era majoritariamente formado por fãs do grupo que tem Ian Gillan como vocalista, enquanto os dois outros grupos foram convocados de forma emergencial, por conta dos cancelamentos da participação de  Lynyrd Skynyrd e Z.Z.Top.

Para alguns fãs os desfalques fizeram falta – especialmente no caso da banda de southern rock liderada por Johnny Van Zant. Há de se destacar, porém, que os substitutos não deixaram nada a desejar.

Quem abriu a noite foram os californianos do Tesla, grupo de hard rock na ativa desde 1981 (com um breve período de inatividade entre 1996 e 2000). A apresentação começou às 18h30, quando muitos fãs ainda se dirigiam até a Pedreira.

Na sequência, por volta das 19h30, foi vez do Cheap Trick subir ao palco. Formada em 1974, o grupo de hard rock segue até hoje com a mesma formação, tendo como principal destaque o guitarrista Rick Nielsen, uma das mais excêntricas figuras da cena por conta de suas guitarras customizadas e figurino incomum.

Embora pouco conhecida de grande parte do público brasileiro, o grupo conseguiu agitar os fãs com hits como I Want To Want me, Dream Police e Surrender. O destaque especial, porém, vai à música In The Street, tema principal da popular série americana That’ 70s Show.

Às 21h30, finalmente foi a vez da atração principal. O set list foi uma surpresa até pouco antes do show, o que só fez aumentar a expectativa dos fãs. É difícil de se dizer (o que tocaremos na turnê pelo Brasil), pois não montamos o repertório até pouco antes do show”, afirmou o guitarrista Steve Morse em entrevista recente.

No final das contas, porém, foi mantida uma estrutura parecida com a de datas anteriores, realizadas na Europa e na Argentina, com uma espécie de viagem pelas cinco décadas da banda. Além de músicas do mais recente álbum do grupo, Infinite, lançado em abril, o público foi agraciado com os grandes clássicos da banda, como Smoke On The Water. De toda forma, fez jus à banda que foi, por muitos anos, considerada a que tocava mais alto – para nossa alegria.