Entra em cartaz a partir deste sábado (16), em Curitiba, na AIREZ – Galeria de Artistas Independentes, a exposição, Subli_me / The Wrong New Digital Art Biennale. Considerada a maior e mais diversificada bienal internacional de arte e cultura digital, o evento apresenta os trabalhos de dez jovens talentos da cena de cultura digital de todo o mundo e fica em cartaz até o dia 31 de janeiro de 2018.

Na noite de abertura, a partir das 18h, a artista porto-alegrense Sayuri Kashimura apresenta a performance inédita de Entre o Peso e o Espelho desenvolvida em suporte de realidade virtual onde os novos modelos estéticos se referem aos novos modos de vida e às novas formas de percepção. Além de Curitiba, seus trabalhos já foram expostos em galerias renomadas de São Paulo, Rio de Janeiro e Bangkok na Tailândia. Em seguida, às 19h, ocorre a apresentação musical do Caosmic.

Flávio Carvalho que já expôs seus trabalhos de arte e tecnologia na Madatac, em Madrid, no Subtle Technologies Festival, em Toronto e no Bideodromo, na Espanha, entre outros, é o responsável por assinar a curadoria desta edição, em Curitiba. Para ele, possibilitar com que a cidade seja uma das embaixadas da The Wrong, no Brasil, fomenta a fusão entre o universo artístico, maker e tecnológico, com o objetivo de uma reflexão e tomada de ação na cultura digital contemporânea.

Fundada pelo empreendedor cultural, escritor e artista maker espanhol David Quiles Guilló, desde 2013 a The Wrong tem o objetivo de criar, promover e fomentar o pensamento inovador artístico. Além de incitar a acessibilidade da arte nos espaços públicos, em Curitiba, nas linhas dos ônibus da cidade está sendo exibido alguns vídeos dos artistas que integram a edição da Subli_me e em breve serão disponibilizados em canais da TV pública.

Outro destaque do evento, são as exibições ao vivo das obras na Galeria Airez. A partir do dia de estreia, neste sábado, os internautas poderão assistir em diversas plataformas móveis os trabalhos em work in progress’’ da Subli_me, entre outras já disponíveis desde o dia 01/11 no site https://subli-me.org/.

ARTISTAS

LEANDRO CATAPAM é mestre em Design pela UFPR e atua como designer em materiais gráficos do âmbito cultural em Curitiba, com ênfase no suporte cartaz. Na PUCPR, faz parte do corpo docente da graduação em Design e Publicidade e Propaganda. No início de 2017, viabilizou a exposição GifEmotion, em que transformou colagens estáticas em gifs sequenciais animados. Dentro desse contexto, desenvolve estudos em linguagem visual com foco na expressão da colagem, pós-modernismo gráfico e imagem em movimento.

SAYURI KASHIMURA é uma artista brasileira formada em Artes Visuais pela UNESPAR-FAP (2014) e pós-graduada em Artes Pós-Híbridas na UTFPR (2016). Sua produção artística é focada nas práticas interdisciplinares com ênfase na crítica e nos processos emocionais do ato de criação. Trabalha com performance, ruído, instalações e imagens virtuais. Seus trabalhos foram exibidos em galerias em Curitiba, São Paulo e Bangkok na Tailândia.

GUILHERME ZAWA (1982) vive e trabalha em Curitiba. Artista visual, psicanalista e escritor. Trabalha a arte como aspectos de sublimação de percepções e da metáfora enquanto forma estrutural capaz de estabelecer novos significados. Atua através da arte lens-based, sobretudo a fotografia e a literatura.

HERBERT BAIOCO é artista multimídia nascido em 1988 em Serra, Espírito Santo. Transita pela arte contemporânea por meio da produção de instalações e performances. Em 2015, realizou sua primeira exposição individual, Teatro Estúdio, na Galeria Homero Massena, em Vitória, ES.

LIVENOISETUPI é um coletivo de performance multimídia colaborativa formado, nesta edição, por Ricardo Palmieri e Alexandre Torres Porres. O objetivo é romper as fronteiras entre tecnologias e temáticas modernas e ancestrais para ambientar experiências sensoriais, nas quais o participante pode e deve interagir para modificar a dinâmica do espaço. O coletivo já se apresentou com formações e convidados diversos para públicos em Zagreb, Ljubljana, Londres, Marseille, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre.

DINA KARADŽIĆ (1986) obteve um mestrado da Academia de Belas Artes de Zagreb em 2012 e é membra da Associação Croata de Artistas desde então. Em 2014, (co)fundou e tornou-se diretora de arte da Format C, uma organização artística focada em multimídia experimental e criação colaborativa. Ativa na área de arte visual, digital e net.art, trabalhou com animação stop-motion e design de personagens. Colabora como conferencista transmídia, artesã de artes aplicadas e assistente de projeto da ONG na ACC Attack!.

ADAM PIZURNY é um artista digital que vive e trabalha em Praga, República Tcheca. É obcecado em criar formas humanas mutantes e explorar as fronteiras da percepção humana entre o belo e o feio.

MATTIS DOVIER é um ilustrador e animador francês que vive em Paris e gosta de explorar a relação entre música e imagem de forma dark e divertida. Faz especial referência à estética dos primórdios da internet, ao mangá e à cultura gif contemporânea.

LOOPING LOVERS é um exército de gifs de dois homens. Phillipp Ries e Thomas Mayer, ambos de 26 anos, são originários da região sul da Alemanha e se conheceram no início da faculdade de Ciências Aplicadas em Schwäbisch Gmünd. Em 2016, formaram-se em Design Industrial e Design de Interação. Ambos atuam como freelancers, enquanto Phillipp estuda para o mestrado em Design Estratégico. Um ponto central de seu estilo é uma preocupação crítica ou satírica com maus hábitos, capitalismo de consumo e cultura popular.

CONNOR SHERLOCK cria espaços virtuais onde é possível se perder e ficar só. Seus jogos eletrônicos se concentram na permeabilidade dos limites dos níveis e na futilidade da autonomia total do jogador em um mundo que irá ignorá-lo. Iluminação lúgubre e sintetizadores improvisados guiam sem restringir, deixando que a mente viaje junto com o avatar do jogador. Driblar as mecânicas tradicionais dos videogames permite que o jogador contemple e reflita, em vez de simplesmente se distrair com objetivos e recompensas.

SERVIÇO |

SUBLI_ME / THE WRONG – NEW DIGITAL ART BIENNALE

Coquetel de abertura: 16 de dezembro

Horário:  17h.

Local: • AIREZ • Galeria de Artistas Independentes

Endereço: Rua 13 de maio, 778, cj 15 – São Francisco – Curitiba.

Horários de visitação:

10h às 18h (segunda à sexta)

14 às 18h (sábados)

O evento é gratuito, mas é necessário preencher o formulário

http://bit.ly/2yihmNE