GUILHERME GENESTRETI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após a publicação de duas notas oficiais, tornou-se público o racha que existe nos bastidores entre Sérgio Sá Leitão, ministro da Cultura, e Débora Ivanov, presidente interina da Ancine (Agência Nacional do Cinema).
Na noite de terça (12), o Ministério da Cultura soltou um comunicado afirmando que o comitê gestor do Fundo Setorial do Audiovisual, capital de fomento à produção nacional, havia aprovado a formulação, até abril de 2018, de políticas para reduzir desigualdades de raça e gênero no setor.
A nota é expressa em dizer que o único voto contrário dentro do comitê havia sido dado por Ivanov.
Na tarde desta quarta (13), contudo, a Ancine soltou outro comunicado sobre a mesma reunião, dizendo que a presidente-interina é a favor das medidas.
O texto informa que, na ocasião, a Ancine defendeu a adoção de uma pontuação suplementar para projetos audiovisuais que contem com diretores negros, mulheres e indígenas. Segundo a nota, Ivanov havia votado pela adoção imediata dessas medidas, mas que Sá Leitão havia se oposto à ideia e sugerido que o Conselho Superior de Cinema debatesse o tema.
Sá Leitão e Ivanov vêm protagonizando uma disputa nos bastidores do audiovisual, e que tem a ver com o futuro presidente da Ancine e com um eventual esvaziamento de suas funções. Em entrevistas, o ministro tem feito críticas à gestão da agência reguladora.
Como a presidência da Ancine está vaga, existem três postulantes ao posto. Vinda da produção, Ivanov conta com o apoio de diversas entidades do cinema.
Já Alex Braga, que é servidor de carreira, é endossado por parte dos funcionários da agência. E Christian de Castro, que também vem do setor, tem como grande fiador o ministro Sá Leitão.
A reportagem apurou com fontes ligadas à Ancine que o ministro tem buscado chamuscar Ivanov para sustentar a candidatura de seu afilhado.
Sá Leitão também tem criticado em reuniões a forma como os pareceristas da agência reguladora aprovam os projetos audiovisuais e defendido que integrantes do ministério também passem a avaliá-los.
A escolha do presidente da Ancine é de competência do presidente da República.