O Programa Seja Digital fez, ontem, a entrega de número 225 mil dos kits gratuitos de conversão de TV analógica para digital. Os kits são entegues a famílias de baixa renda de Curitiba e de outros 26 muncípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), que terão o sinal analógico desligado a partir de 31 de janeiro de 2018. Ainda restam cerca de 114 mil kits a serem entregues.

A distribuição do kit gratuito, que conta com antena digital e conversor com controle remoto, é uma das missões da Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para operacionalizar a migração do sinal analógico de TV para o digital.
Além de agendar e buscar o kit em um dos pontos disponibilizados pela Seja Digital, é importante lembrar-se de realizar, o quanto antes, a instalação dos equipamentos porque o sinal digital já está disponível para todos, reforça Sandra Frasson, gerente regional da Seja Digital. Com o conversor e a antena digital instalados, até os televisores mais antigos podem exibir a programação da TV aberta transmitida pelo sinal digital, com qualidade de som e imagem semelhante à de cinema.
Para saber se tem direito ao kit, a população deve ligar gratuitamente para o número 147 com NIS (Número de Identificação Social) em mãos ou acessar o portal sejadigital.com.br/kit.
Curitiba
Desde agosto, com o apoio da Prefeitura de Curitiba, aproximadamente 75 mil famílias curitibanas beneficiárias de programas sociais do governo federal receberam gratuitamente kits para o acesso à TV digital. Ontem, o vice-prefeito Eduardo Pimentel acompanhou o presidente da Anatel, Juarez Quadros, na entrega simbólica dos kits na Agência Central dos Correios, no Centro da Capital. No total, devem ser distribuídos em Curitiba 131.185 kits de migração. Quem tem TV digital não precisa se preocupar com a conversão e já recebe o sinal digital na Grande Curitiba.