O mercado imobiliário de Curitiba dá os primeiros sinais de reação à crise econômica. No mês de novembro, de acordo com os dados da pesquisa mensal do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), ligado ao Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), vários indicadores tiveram melhora, tanto para imóveis residenciais quanto comerciais, revelando aumentos nas vendas superiores aos anos anteriores no terceiro trimestre, além de preços estáveis.
Estamos saindo do olho do furacão. A economia tenta entrar nos trilhos e o mercado está seguindo este fluxo, diz Luciano Tomazini, vice-presidente de Lançamentos e Comercialização Imobiliária do Secovi-PR.
A oferta de imóveis residenciais em novembro, totalizando 23.887 unidades, apresentou queda de 3,5% em relação a outubro deste ano. Essa queda está relacionada à menor disponibilidade de imóveis, o que representa um aquecimento importante nas vendas. Já os imóveis comerciais totalizaram 1.778 unidades, demonstrando queda de 2,7% na sua oferta em relação a outubro. Os terrenos tiveram queda de 4,1% em comparação a outubro.
A Estimativa de Negociação nos imóveis residenciais foi de 740 unidades, 24,6% maior do que em outubro e 35% acima do índice de 2016 para o mesmo período. Para os comerciais, a estimativa de negociação foi a melhor do ano, com um aumento de 14,3% em relação a outubro.