CRIS VERONEZ
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Feminista e “tentando se tornar uma mulher empoderada”, Bianca Bin, 27, afirma que interpretar a ingênua Clara, protagonista de “O Outro Lado do Paraíso” (Globo), é um grande desafio.
“Falar desse tema delicado, que é a violência contra a mulher, é um assunto que me move, me toca profundo, mexe muito comigo. Sinto-me honrada de ter a oportunidade de falar sobre isso na novela. A minha maior dificuldade está ai, sabe? Não estou em minha zona de conforto”, afirma a atriz, que classifica sua personagem como imatura, frágil, romântica, lúdica e sonhadora.
Na trama das nove, escrita por Walcyr Carrasco, Clara é ex-mulher de Gael (Sérgio Guizé) e sofria agressões físicas e psicológicas quando ele era seu marido, por conta do temperamento instável do playboy. “Cena de violência é o que mais me ‘pega’. Estou treinando muito para levar essa personagem com leveza.”
Bin, que desde o início das gravações da novela só tem folga aos domingos, diz que seu ritmo de vida atualmente é “frenético” e que resolveu começar a malhar para não emagrecer muito devido ao excesso de trabalho.
Sobre pressão que sofre por estar em evidência como protagonista de uma trama no horário nobre da emissora, ela diz que prefere abstrair. “Não pego esse rótulo [de protagonista de novela das nove] para mim. Vocês podem falar, mas eu tampo o ouvido […] Rótulo não me ajuda em nada. Só me causa mais cobrança e pressão. Já sou muito autocrítica.”
Ao mesmo tempo que a dramaticidade da personagem faz com que Bin precise “escavar emoções que não são fáceis de lidar”, a trajetória complexa de Clara ajuda a atriz a amadurecer. Para dar conta do recado, ela voltou a fazer terapia e afirma que “a busca da personagem é a mesma que a sua”.
“Tenho certa dificuldade de verbalizar os meus sentimentos […] Acho que é muito por causa dessas coisas que a gente cala, né? Essa sociedade opressora, patriarcal, que vai calando, tolhendo. A busca da personagem e a minha também, é para esse amadurecimento, para me conhecer mais e descobrir minha máxima potência feminina.”
VIRADA DA PERSONAGEM
“Boa noite! Vocês não imaginam o prazer que é estar de volta!”. É com essas palavras que Clara (Bianca Bin) anuncia seu retorno a Palmas após surgir deslumbrante na festa beneficente que reúne as figuras mais poderosas da cidade e na qual é eleita Embaixatriz das Crianças. 
A neta de Josafá (Lima Duarte) deixa os convidados de queixo caído durante cena prevista para ir ao ar nesta quinta-feira (14). Sophia (Marieta Severo) fica literalmente de boca aberta ao ouvir o nome da ex-nora anunciado pelo mestre-de-cerimônias.
Depois de desbancar a ex-sogra, Nádia (Eliane Giardini) e Lorena (Sandra Corveloni), que protagonizam uma disputa acirrada pelo título de Embaixatriz, Clara encara todos os seus algozes, enquanto desfila entre as mesas dos convidados observando as reações de cada um deles. Sophia, Gael (Sergio Guizé), Lívia (Grazi Massafera) e Renato (Rafael Cardoso) ficam em choque ao constatarem que Clara está viva, rica e poderosa.
“Estava aguardando por esta virada ansiosamente. Acho que a Clara merecia mesmo retornar gloriosa. Muito mais que vingança, ela volta como uma justiceira”, comemorou a atriz.