Das cerca de 6 mil ligações diárias recebidas pelo Central de Operações Militares (Copom), o número 190, pelo menos 10% são chamadas que não tratam de questões emergenciais. O 190 é o telefone da Polícia Militar para emergências, por meio do qual podem ser relatadas situações de furto, roubo, homicídio, violência doméstica, agressão, depredação do patrimônio público e invasão de domicílio, entre outros delitos.
Um dos tipos de chamadas que não são emergências policiais mas chama a atenção, é quanto a questões de direitos do consumidor. Percebemos um aumento dos acionamentos à Central de Emergência sobre relações de consumo em razão da dificuldade do consumidor perante os grandes fornecedores. Por isso, é importante que o policial militar conheça as regras básicas das relações de consumo e, assim, orientar a população como agir em cada situação, explica o chefe do Copom, major Olavo Vianei Nunes.
Por isso, a diretora do Procon-PR, Cláudia Silvano, vai orientar policiais militares que atendem na Central de Operações Militares (Copom) sobre direitos do consumidor em palestra amanhã.