SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Real Madrid passou apuros na quarta-feira (13), mas conseguiu superar o Al Jazira por 2 a 1, de virada, e será o rival do Grêmio na final do Mundial de Clubes, no sábado (16), em Abu Dhabi. A partida será às 15h (de Brasília).
A vitória do time espanhol foi a mais apertada de um europeu em semifinais de Mundiais desde 2007, quando o Milan venceu por 1 a 0 o Urawa Red Diamonds (JAP). Na decisão, os italianos derrotaram o Boca Juniors por 4 a 2.
No sábado, o Real buscará o seu sexto título mundial, o terceiro no atual formato e o segundo seguido -em 2016, o time venceu o Kashima Antlers (JAP) por 4 a 2 na final.
O gol do triunfo contra o Al Jazira, campeão dos Emirados Árabes Unidos, foi marcado por Gareth Bale aos 36 minutos do segundo tempo, em seu primeiro lance.
Cristiano Ronaldo havia feito o gol de empate aos oito minutos da segunda etapa.
Foi o seu sexto gol em Mundiais, o que o deixou isolado como maior artilheiro do torneio no atual formato, superando Messi e Luis Suárez.
Até então, os grandes destaques do jogo em Abu Dhabi eram o brasileiro Romarinho, autor do gol do Al Jazira, aos 41 minutos do primeiro tempo, e o goleiro Ali Khaseif, que fez ao menos seis defesas e evitou uma goelada madrilena na etapa inicial.
O sistema de árbitro de vídeo roubou a cena em dois momentos decisivos.
O primeiro aconteceu em ataque do Real, aos 30 minutos da etapa inicial.
Casemiro anotou de cabeça, mas o árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci apontou falta no zagueiro. Rapidamente, foi avisado que não houve esta irregularidade e validou o gol. Porém, na sequência, foi alertado de um impedimento de Benzema na jogada e optou por revê-la no monitor colocado ao lado do campo. Após cerca de dois minutos, finalmente, invalidou o tento do time espanhol.
O segundo foi no início da etapa complementar. O Al Jazira fez 2 a 0 e o bandeirinha Marcelo Van Gasse não viu impedimento de Boussoufa, que estava poucos centímetros à frente da linha da bola no momento do passe. Ricci foi avisado pelo assistente de vídeo e anulou corretamente o gol, sem revisá-lo.
Antes do empate do Real, o goleiro Ali Khaseif não suportou as dores na coxa que o incomodavam desde o início e deu lugar a Alsenaani.
A pressão colocada pelo Real pode ser resumida em um número. O campeão europeu, que poupou o zagueiro Sergio Ramos e o meia Toni Kross, terminou a partida com 35 finalizações a gol, contra seis do Al Jazira.
“Merecemos a vitória. No primeiro tempo foi estranho não termos marcado, mas tivemos paciência para conseguir a virada. Reconheço que foi sofrido, mas ganhamos”, disse o técnico Zidane.
“Não conheço bem a Liga do Brasil, mas vi a semifinal [do Grêmio]. É uma boa equipe e teremos que subir o nosso nível de jogo. Será uma partida complicada”, disse.