O Governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba firmaram, ontem, convênio para iniciar as ações de revitalização do Rio Belém, o único rio 100% urbano da Capital, o mais longo, e também o mais poluído. A proposta integra o programa de revitalização do Rio Iguaçu, onde deságua o Belém. O convênio foi assinado pela governadora em exercício Cida Borghetti e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
A governadora em exercício anunciou que serão investidos R$ 10 milhões, com recursos do Governo do Estado. O montante será utilizado em projetos com o objetivo de despoluir o Rio Belém. Hoje é um pontapé importante e o começo da realização de um sonho, que é entregar o rio limpo à população, disse Cida. Medida que, além de preservar o meio ambiente, levar mais qualidade de aos paranaenses, acrescentou.
Vamos despoluir o Rio Belém. O ano de 2018 será o ano de resgate da bacia mais importante de Curitiba, disse Greca. Não se faz isso sozinho, precisamos estar unidos para que tudo aconteça, afirmou.
Entre as ações de recuperação do rio está a implantação e monitoramento dos sistemas de fitorremediação, que consiste no uso de plantas como agentes de purificação de ambientes aquáticos contaminados por substâncias químicas e dejetos em geral. A técnica é utilizada em vários países para tratamento de esgoto e recuperação de cursos d’água. Possui baixo custo de implantação e ganhou reconhecimento internacional após ter sido utilizado na despoluição do Rio Sena, na França. Também haverá integração paisagística de áreas urbanas ao longo da bacia.