O Governo do Estado ampliou os pontos da Praia Acessível, ação do Verão Paraná 2017/2018, que garante às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida banho de mar seguro e confortável. O programa de acessibilidade foi desenvolvido pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com a Sanepar e Copel Telecom, e estará disponível até o fim da temporada. Cadeiras anfíbias poderão ser usadas a partir de 21 de dezembro, gratuitamente, no Litoral.
O Praia Acessível terá nove pontos de atendimento no litoral, que funcionarão diariamente, das 9 às 19 horas. Os locais foram escolhidos por concentrarem grande número de banhistas em anos anteriores. Três deles estarão em Guaratuba: na Praia das Pedras (ponta esquerda), Praia Central e Praia de Caieiras.
Em Matinhos, as cadeiras anfíbias poderão ser encontradas na Praia Mansa, na Praia Central – em frente à Sorveteria D’Vicz, e bem em frente ao edifício Pipeline, bastante conhecido na região.
No município de Pontal do Paraná, haverá equipamento e equipes nos balneários de Pontal do Sul, próximo ao Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná; Ipanema, na praia central, e Praia de Leste (Mirassol).
O Praia Acessível foi lançado como projeto-piloto durante a temporada de verão 2016-2017. Em dois meses, o projeto atendeu cerca de 500 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, em três pontos do Litoral.
As cadeiras têm rodas especiais, mais largas e adaptadas para a areia, por isso não afundam na água e são mais fáceis de movimentar. Com capacidade para suportar até 120 quilos, são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável.
Nos pontos de atendimento, equipes treinadas monitoram a atividade de lazer e inclusão, garantindo a segurança do usuário e tranquilidade ao acompanhante. O cuidado é desde a transposição para cadeira anfíbia, o deslocamento até a água e o banho propriamente dito.
Costa Oeste
A novidade desta temporada é que, além do Litoral, as ações do Praia Acessível foram estendidas para Santa Helena, na Região Oeste, diz a coordenadora estadual da Política da Pessoa com Deficiência, Flavia Cordeiro. Em Santa Helena, o Praia Acessível chegará alguns dias depois do Litoral. Com pouco mais de 25 mil habitantes, o município recebe milhares de turistas no verão, para visitar a praia artificial do Lago de Itaipu.