Se a maior parte das ocorrências, especialmente neste final de ano, são registradas no litoral do Paraná, por outro lado a maioria dos casos graves ocorrem em cavas, segundo o Corpo de Bombeiros, vitimando principalmente homens com idade entre 16 e 23 anos. Nadar nesses lugares pode ser perigoso, já que não há como saber qual é o relevo do local escolhido para banho além de poder haver buracos, galhos, limo ou outros obstáculos que dificultam ou impedem a saída da água.

O principal motivo para a ocorrência de afogamentos, inclusive, é a falta de cuidade do cidadão. Para a prática de atividades aquáticas, o recomendado é que as pessoas procurem locais com guarda-vidas. Além disso, caso veja alguém se afogando, o cidadão não deve entrar na água para tentar ajudar, pois pode se tornar mais uma vítima, devendo acionar os bombeiros pelo telefone 193, e permanecendo no local até a chegada da guarnição para indicar o ponto exato onde aconteceu o afogamento.
Treinamento
Equipes de urgência e emergência do Samu Regional Litoral e do Corpo de Bombeiros Litoral participaram de um curso de Suporte Básico de Vida, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde em outubro, visando a Operação Verão, que começa no dia 23 de dezembro.
O curso abordou temas como afogamento, fraturas, queimaduras, hemorragias, desobstrução de vias aéreas, ressuscitação cardiopulmonar, curativos, imobilização, atendimento a múltiplas vítimas, assistência ao parto e outros.

 Colaborou de Patrícia Munhoz, especial para o Bem Paraná