SÉRGIO RANGEL
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O presidente da CBF, Marco Polo del Nero, foi banido nesta sexta (15) do futebol pela Fifa por 90 dias. A decisão foi tomada pelo comitê de ética da entidade.
Segundo o comitê, o cartola está banido de todas as atividades esportivas no Brasil e exterior. Neste caso, ele deverá ser substituído por Antônio Carlos Nunes, o coronel Nunes. O ex-presidente da Federação paraense de Futebol é o vice mais velho da entidade.
A punição deve ser estendida por mais 45 dias até o julgamento final do caso.
Desde maio de 2015, quando o FBI começou a prender cartolas envolvidos em corrupção, Del Nero nunca mais viajou para o exterior. Ele é acusado na Justiça dos EUA de participar de um esquema de recebimento de propina com cartolas da América do Sul.
José Maria Marin, seu antecessor, é julgado nos EUA por extorsão, fraude financeira e lavagem de dinheiro.
Nesta quinta (14), o advogado de Marin ainda voltou à analogia de Alejandro Burzaco, o empresário argentino que comandava a firma de marketing Torneos y Competencias no centro do esquema, de que Marin era como um rei que fazia os discursos e participava de cerimônias, mas era Marco Polo Del Nero, atual presidente da CBF, quem tomava as decisões.
“Marco Polo era quem mandava no show no futebol brasileiro”, disse Stillman. “Os discursos pertenciam a Marin, mas as decisões eram de Del Nero. Ele era visto como quem mandava na CBF.”
O cartola comanda a CBF desde 2015 e tentaria a reeleição no próximo ano. Ele ainda não se pronunciou sobre a decisão da Fifa.