A Penitenciária Central do Estado – Unidade de Progressão, localizada no Complexo Penitenciário de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, inaugurou na quinta-feira (14) uma sala virtual destinada à educação a distância. O espaço conta com computadores e sistema de internet que serão utilizados pelos detentos.
A ação é resultado de uma parceria entre Governo do Paraná, Tribunal de Justiça (TJPR), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe) e o Instituto Mundo Melhor (IMM).
Não há ressocialização sem educação e trabalho, é o que acreditamos e para isso trabalhamos todos os dias. O Depen agradece o esforço de todos, instituições públicas e privadas, pois sem esta união nada disso seria possível, afirma o diretor do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), Luiz Alberto Cartaxo Moura.
Inauguramos hoje o terceiro laboratório aqui no Paraná, sendo o quarto no Brasil. Essa iniciativa visa incentivar os juízes a investir valores de prestação pecuniária em educação prisional, ressalta o juiz federal Rafael Wolff, representante da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

Esse momento é uma honra para nós. Temos a consciência de que a educação pode modificar o mundo, por isso buscamos levar a educação para o sistema penitenciário. Precisamos ressocializar esse detento para quando ele saia daqui não volte mais afirma a presidente da Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe), Patrícia Helena Daher Lopes.
Responsável pela oferta dos cursos na plataforma digital, o Instituto Mundo Melhor (IMM) possui parceria com o Depen desde 2012, que resultaram 75 mil horas de formação utilizadas dentro nas unidades penitenciárias paranaenses.
Para nós é um motivo de orgulho contribuir e melhorar a vida dos detentos, preparando-os para o mercado de trabalho para quando saírem daqui. Essa parceria nos traz satisfação e a intenção é continuar colaborando, diz o presidente do Instituto, Jeroslau Paulik.

ESTRUTURA – Ao todo, são 16 computadores. Os equipamentos serão utilizados na oferta de cursos de iniciação e qualificação profissional em cinco áreas do conhecimento: saúde, educação, empreendedorismo, línguas e governança doméstica.
As salas também serão utilizadas para a realização de exames online ofertados pela Secretaria de Estado da Educação. Os detentos que conquistaram vagas no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) também poderão usar as salas para as atividades acadêmicas.
As aulas serão acompanhadas por professores do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Dr. Mário Faraco, responsável pela oferta educacional nas unidades prisionais de Curitiba e Região.
PRESENÇAS – Participaram do evento representantes das Secretarias de Estado da Segurança Pública e a de Assuntos Estratégicos; Casa Civil; Departamento Penitenciário, juízes federais da Ajufe e Apajufe, Prefeitura de Piraquara, Instituto Mundo Melhor, Copel, Tribunal de Justiça do Paraná; Ceebja Dr. Mário Faraco, Celepar, Senai-PR, SENAC-PR e o Grupo UNINTER.