A Vigilância Sanitária Estadual promoveu nesta sexta-feira (15) uma capacitação para os comerciantes de Matinhos, no litoral paranaense, com o objetivo de orientar sobre os perigos da intoxicação alimentar e a segurança na manipulação de alimentos.

A capacitação faz parte das ações da Operação Verão e, segundo o chefe da Vigilância, Paulo Santana, estes cuidados são essenciais para a redução dos riscos aos turistas que estarão no litoral nos próximos meses. É que com a chegada do verão e a elevação de temperaturas, o perigo do aumento de bactérias nos alimentos é ainda maior, o que faz com que o cuidado tenha que ser redobrado. Mas para colocar este cuidado em prática, bastam algumas ações simples.

Nesta capacitação estamos fornecendo informações básicas de boas práticas de manipulação dos alimentos, passando por temas como o processamento, armazenamento adequado e preparo dos alimentos para o consumo. Além disso, com estas informações conseguimos diminuir irregularidades que possam ser constatadas pela Vigilância neste verão, enfatizou Santana.

Quem for comer fora, em restaurantes, por exemplo, precisa verificar se o local é limpo e higienizado, se quem manipula a comida usa luvas e toucas, se os alimentos dos bufês estão conservados. É extremamente importante que alimentos quentes sejam servidos realmente quentes e não mornos. E os frios, como saladas, estejam abaixo dos cinco graus, destacou o chefe da Vigilância.

DENÚNCIA – Quem constatar alguma irregularidade ou tiver dúvidas sobre a procedência, o manejo ou suspeitar que possa haver casos de intoxicação alimentar, deve procurar a Ouvidoria Geral da Saúde – SUS Paraná.
Para fazer sua denúncia, basta entrar em contato pela página da Secretaria de Saúde ou pelo telefone 0800 644 4414.

Nas cidades de Pontal do Paraná, Caiobá e Guaratuba, serão instaladas tendas da Ouvidoria, onde a população pode além de fazer denúncias, receber orientações diversas. O horário de atendimento nas três tendas é das 9h às 17h.