ITALO NOGUEIRA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio fez uma representação contra o técnico Bernardinho por suposta propaganda eleitoral antecipada. Ela tem como base palestras do possível candidato, notas em colunas de jornais e postagens em rede social.
De acordo com o Ministério Público Eleitoral, esta é a primeira representação do tipo no Estado. O órgão pede uma multa de R$ 25 mil ao treinador de vôlei.
A base da ação contra Bernardinho é uma palestra feita em outubro, num evento da Endeavor e Ernst & Young. Filiado ao Novo, ele foi instado a responder sobre quando o Rio teria “um governador empreendedor”.
“Governador… Não sei nem se eu vou ganhar. O sistema é tão forte. […] O [economista] Armínio Fraga me perguntou isso: ‘O que você faz?’ Eu monto times, monto equipes para realizar as coisas”, disse ele.
“Aí eu pergunto: ‘Você está comigo?’ ‘Não, eu tô contigo’. As pessoas falam: ‘Tamo junto’. Mas se eu entrar não preciso de torcedor, preciso de jogador que venha para a quadra jogar”, afirmou.
Na avaliação do Ministério Público, a declaração “demonstra cabalmente tratar-se de promoção pessoal, com o evidente intuito de pedir apoio ao eleitor”.
Bernardinho tem a intenção de se candidatar pelo Novo. A assessoria do técnico disse ele não tem conta oficial em mídias sociais.
A página indicada na peça foi retirada do ar. Bernardinho não se manifestou.