TAÍS HIRATA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O leilão de linhas de transmissão desta sexta (15) atraiu forte concorrência e lotou a sede da B3 (Bolsa de Valores) em São Paulo.
A disputa foi acirrada: a média de proponentes por lote foi de 14,09 –o dobro do registrado no último leilão de transmissão, em abril.
Como resultado, o deságio médio chegou a 40,46%. A taxa superou o desconto do último certame, de 36,5%, e atingiu a seu maior patamar para o segmento desde 2011.
A concorrência se notava antes mesmo de os lances começarem: dez minutos antes do início do leilão, cerca de 200 pessoas ainda aguardavam para entrar no local, e muitas ficaram para fora.
“Os descontos foram agressivos. Colaboraram a queda dos juros e o alto interesse pelos lotes, mas, ainda assim, foi acima do esperado”, diz Marcos Ganut, diretor-executivo da Alvarez & Marsal.
Os grupos que mais se destacaram foram os indianos da Sterlite Power Grid, a francesa Engie e a Neoenergia.
Juntas, as três empresas serão responsáveis por investir 77% dos R$ 8,74 bilhões previstos com os 11 lotes leiloados. O prazo das obras varia de 36 a 60 meses, e as concessões são de 30 anos.
A chinesa State Grid, de quem se esperava uma forte atuação, fez lances moderados e não levou lotes. “Houve uma mudança de perfil. Agora que [os chineses] já têm grandes ativos no país, estão mais cautelosos”, afirma Thaís Prandini, diretora-executiva da consultoria Thymos.
NOVOS AGENTES
Os leilões de transmissão de 2017 marcam a entrada de agentes privados no setor.
A estreia da Sterlite Power Grid, que já havia arrematado dois projetos em abril, atraiu para este leilão outras indianas, que, porém, não levaram ativos.
A francesa Engie, que também decidiu entrar no segmento em 2017, levou suas primeiras linhas de transmissão, no Paraná, com previsão de investir R$ 2 bilhões.
A decisão de entrar no setor se deu por uma mudança da dinâmica do mercado, diz Eduardo Sattamini, presidente da empresa no Brasil.
“[Antes] existia uma competição com estatais e empresas que tinham parâmetros diferentes de entes privados. Hoje, a maior parte dos agentes busca retornos compatíveis com a atividade.”
A Neoenergia, que tem forte atuação em distribuição, levou dois lotes e ampliará sua atuação no segmento.
Após sucesso do leilão de transmissão, a perspectiva para os certames de geração marcados para a próxima semana são bastante positivas.
Estão previstos dois certames para a construção de usinas. O primeiro, um A-4 (com entrega dos empreendimentos em um prazo de quatro anos), ocorrerá na segunda (18). O segundo, que é um A-6 (entrega em seis anos), está marcado na quarta (20).
“Teremos o mesmo perfil: investidores agressivos, caras novas e um movimento interessante”, afirma Ganut.