A Promotoria de Justiça das Comunidades de Curitiba emitiu recomendação administrativa para que a prefeitura faça a manutenção de ruas no Bairro Caximba, com patrolamento e colocação de saibro. Na região, vivem quase 12 mil pessoas, que têm sofrido com as condições precárias das vias.

Em cinco vilas do Caximba (Primeiro de Setembro, Dona Dantas, São João Batista, Juliana, Jardim Milinho e Vila dos Cruz), as ruas não recebem manutenção desde 2016. Embora a região seja constituída por loteamentos clandestinos, o Ministério Público do Paraná considerou que a ausência de regularização fundiária não pode obstar a efetivação dos direitos das famílias aos serviços públicos, uma vez que se trata de direitos fundamentais ligados à dignidade humana.

Antes de emitir a recomendação, a Promotoria das Comunidades promoveu várias reuniões com órgãos públicos buscando solucionar a questão. O MPPR tem acompanhando também o processo de regularização dos loteamentos, que tem sido negociado com a prefeitura.