A cada dia mais e mais pessoas são demitidas ou substituídas em seus trabalhos, seja por outro trabalhador, seja por maquinário automatizado. Com o intuito de realocar pessoas que estão em busca de emprego surgiu o projeto Contrate
um Desempregado, frente às milhares de pessoas que estão aptas à permanecer no mercado de trabalho, mas que por algum infortúnio não são recolocadas, em especial as pessoas com mais idade e com maior qualificação.

O projeto é apoiado diretamente pelo Empresômetro, que mantém sob sua gerência grande parte da ação que é social, gratuita, apartidária, sem fins lucrativos e está disponível para empresas e pessoas que buscam emprego em todo o Brasil.

Como funciona?
Os candidatos se cadastram no site do projeto, inserindo todos os seus dados, assim como os empregadores, sendo realizada uma análise tanto do trabalhador quanto da empresa, e, havendo compatibilidade, o trabalhador é encaminhado para participar do processo seletivo.

As vagas não ficam visíveis em nosso site porque o sistema que utilizamos cruza as informações. Ou seja, o sistema filtra as competências e qualificações de quem está em busca de um emprego e combina-as com os requisitos exigidos pelas oportunidades. Dessa forma, tanto empregado e empregador conseguem ser mais assertivos, conta o gerente do projeto,
Marcelo Rodrigues de Sá, que destaca, o portal é exclusivamente para pessoas que estão desempregadas.

Hoje somam-se mais de 13 milhões de desempregados no país, segundo dados oficiais e do IBGE, e com o equilíbrio financeiro, bem como o retorno do crescimento da economia, é possível identificar as empresas capazes de absorver parte desses trabalhadores. Essa é a função do projeto Contrate um Desempregado: identificar vagas de trabalho, vincular
perfis e patrocinar a contratação de profissionais, fazendo com que retornem ao mercado de trabalho.

Com a missão de criar ações que reduzam o desemprego no país e que sirvam de modelo a outros países, o Contrate um Desempregado é uma realidade que já intermediou em apenas 90 dias de projeto cerca de 9.500 vagas de empregos em todo o país.

Temos cerca de 22 mil pessoas cadastradas e 7 mil vagas de empregos disponíveis em diversas posições. Nosso sistema permite ver quais empresas servem determinados candidatos, bem como, quais desses podem contribuir mais para as organizações. O sistema é todo elaborado pelo Empresômetro, que hoje realiza a análise de dados de mais de 20 milhões
de empresas no Brasil, sendo referência em inteligência de mercado em tempo real. 

O algoritmo criado pelo Empresômetro é crucial para que o projeto Contrate um Desempregado seja um sucesso, pois com margem pequena de erro, leva os melhores profissionais às empresas que necessitam de experiência e qualificação em seu quadro de funcionários, explica Marcelo.

Como se inscrever
Os trabalhadores podem se inscrever através do website oficial do projeto www.c1d.com.br, sendo uma ação gratuita e voluntária, não havendo qualquer cobrança dos candidatos. Da mesma forma, as empresas podem acessar o mesmo endereço, www.c1d.com.br, e sob o link Querendo Contratar? é só preencher o formulário, fornecendo quais vagas pretende
preencher com a ajuda do projeto.

O que é oferecido pelo Contrate um Desempregado
O projeto também oferece treinamentos visando a capacitação técnica, além de assessoria para recolocação profissional, assessoria para empreendedorismo e geração de renda, parcerias solidárias – negócios e oportunidades, acesso às informações públicas oficiais.

Atuamos para na capacitação da pessoa que está buscando colocação através de eventos como workshops, palestras, dinâmicas de grupo, preparação de currículo, pensamento estratégico relacionado à carreira e geração de renda, conclui o gerente do projeto.

Empresômetro
Empresa do segmento B2B, fornecendo dados acerca das empresas ativas no país, com mais de 20 milhões de organizações cadastradas, oferecendo os serviços relacionados à inteligência de mercado.