Em decorrência da forte chuva de sexta-feira, 15 de dezembro, São José dos Pinhais teve alguns pontos de alagamento. De acordo com o coordenador Arruda da Defesa Civil de do Município, em muitos atendimentos realizados o problema estava associado à obstrução das bocas de lobo e diversas delas com acúmulo significativo de lixo, afirma.

A Almirante Alexandrino foi um dos locais que alagou em decorrência do acúmulo de lixo descartado irregularmente nas bocas de lobo — assim que o lixo foi retirado pelos agentes da Guarda Municipal a água escoou rapidamente, tendo em vista que, há um ano, foram executadas obras de ampliação da capacidade de drenagem de águas pluviais na região. Outro ponto da cidade atingido pelas pancadas de chuva foi próximo FAMEC, no bairro Afonso Pena. Nas Ruas Carlos Hambrusch e no final da Alfredo Pinto o volume de água foi maior que o suportado pela tubulação.

Uma equipe Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram até o local para tomar as devidas providências, assim como a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas, que também está ciente da situação verificando as medidas cabíveis.

De acordo com o Instituto Simepar, nos próximos dias o tempo permanece nublado e parcialmente chuvoso em decorrência do deslocamento de uma frente fria vinda do Oceano Atlântico, o que aumenta a instabilidade atmosférica nos estados do Paraná e Santa Catarina. Além de rajadas de ventos moderados e fortes.