O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e a Secretaria de Estado da Cultura inauguram neste domingo (17), a partir das 14h, um grande mural de arte urbana sobre respeito no trânsito. Usando grafite e diferentes técnicas de pintura de rua, artistas de todo o Estado transformaram os 1.225 m² de muro do Pátio de Veículos Apreendidos no bairro Tarumã, em Curitiba.

A proposta é chamar a atenção de quem passa pela região, principalmente os mais jovens. Acreditamos que com arte e cultura podemos criar um impacto emocional e gerar mudança de comportamento, conta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O grafiteiro Fernando Ferlim, o Gardpam, usou o espaço para falar do respeito com a faixa de pedestre e acredita que é possível mudar a realidade com arte. Acredito que as pessoas que irão passar por aqui e ver essa situação ideal, que eu retratei com todo mundo respeitando e convivendo da melhor forma. As pessoas vão refletir sobre o assunto e é ai que a transformação acontece, destaca.

A designer Caroline Lemes, abordou uma cidade inteira em forma de muralismo. Procurei retratar uma cidade onde o foco são as pessoas, algo mais humanizado. Os protagonistas são os pedestres, ciclistas e o transporte coletivo e não os carros, como costumamos ver no dia a dia. Como a arte tem esse poder transformador e de reflexão, espero que quem olhe o muro possa observar essa harmonia entre os personagens e trazer isso para a vida, comenta Caroline.

O artista urbano Oteniel Asserman Junior, o Nyel, trabalhou com a questão do uso do celular na direção. É muito importante termos total atenção quando estamos dirigindo e não focar em outras coisas, como o celular por exemplo. Espero que as pessoas que passem de carro e que estejam tendo exatamente este tipo de comportamento, reflitam de que algo não está certo, relata.

Além dos desenhos, o projeto procurou trabalhar também com algumas palavras chaves, como fez o artista urbano, Michael Devis. Em cada letra da palavra consciente retratei situações que proporcionam uma reflexão de como é possível viver em harmonia no trânsito. A partir do momento em que uma pessoa vê algo contestador na sua frente e na qual ela pode ser referência, inicia-se um processo de reflexão, compartilha.

EVENTO: Além da inauguração do muro, o evento de domingo conta com uma grande confraternização, com pista de Halfpipe (estrutura em forma de U para prática de esportes radicais, como o skate, patins em linha ou bicicletas BMX), apresentação de Hip Hop e DJ. Haverá solenidade com os artistas a partir das 16h30.

 Ferreira do Amaral, 3057. Tarumã – Curitiba – PR.