Principal ação de enfrentamento à violência no trânsito brasileiro, a operação reúne desde 2011 as três instâncias de governo em ações simultâneas com objetivo de reduzir o número de vítimas de acidentes. São priorizadas ações integradas e simultâneas, envolvendo diversas agências de fiscalização, com atuação coordenada e sistêmica, dentro dos respectivos eixos de competência, com o intuito de somar forças no enfrentamento à violência no trânsito e na redução dos custos sociais decorrentes. A operação seguirá até 18 de fevereiro e abrangerá o período das férias escolares, festas de Natal, Ano Novo e Carnaval, feriados marcados pelo aumento no fluxo de veículos e de passageiros.

Em Curitiba, o lançamento acontece às 14 horas desta terça (19) em entrevista coletiva na sede da Superintendência Regional da PRF, localizada na Linha Verde (BR-476), ao lado do viaduto da Avenida das Torres, no bairro Prado Velho.

A Operação Integrada Rodovida consiste em ações simultâneas de fiscalização, executadas em locais e horários pré-definidos pelas diversas instâncias de governo.

Neste ano, participarão das ações integradas o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Cidades, Saúde, Transportes, Portos e Aviação Civil, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, Polícias Militares, Polícias Civis, Guardas Municipais, Serviço de Atendimento Móvel de Emergência – SAMU, Corpo de Bombeiros, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, Departamentos Estaduais de Trânsito – DETRANs; Departamentos de Estradas e Rodagem – DERs, Secretarias Municipais de Trânsito, Ministério Público, Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, Universidades, SEST/SENAT e Outras Agências de interesse.

A iniciativa pretende contribuir para que o Brasil alcance a meta proposta em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir em 50% o número de mortes provocadas por acidentes de trânsito até 2020.

A operação se baseia em estudos estatísticos que direcionam as ações de prevenção e de fiscalização para os trechos onde são registrados os maiores números de mortes e de feridos graves. Campanhas educativas também fazem parte da iniciativa.

Entre os focos estão as ultrapassagens proibidas, o excesso de velocidade, a embriaguez ao volante, o transporte de crianças e a fiscalização em motocicletas, ocorrências com altos índices de letalidade.