GUILHERME GENESTRETI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Festival de Berlim, uma das mais tradicionais mostras cinematográficas do calendário, anunciou nesta segunda (18) a primeira leva de filmes que farão parte da competição pelo Urso de Ouro.
Dos sete títulos divulgados, seis são europeus. O único de fora do continente é o americano “Don’t Worry, He Won’t Get Far on Foot”, de Gus Van Sant.
O diretor, que esteve em novembro no Brasil para apresentar uma retrospectiva, lançará na capital alemã essa trama sobre um sujeito (Joaquin Phoenix) que, após perder parte dos movimentos num acidente, usa o desenho como terapia.
Entre os europeus estão “Eva”, novo longa de Benoît Jacquot (de “3 Corações”). A história, inspirada em romance de James Hadley Chase, trata de um dramaturgo (Gaspard Ulliel) que conhece uma mulher misteriosa (Isabelle Huppert) enquanto se refugia num chalé durante uma tempestade.
A polonesa Malgorzata Szumowska, vencedora do Urso de Prata por “Body”, volta a Berlim com “Mug”, filme sobre um homem que enfrenta uma crise de identidade após um transplante facial.
O Brasil emplacou três filmes na mostra Panorama, paralela à competição principal. São eles “Aeroporto Central”, de Karim Aïnouz, “Ex-Pajé”, de Luiz Bolognesi, e “Bixa Travesty”, de Claudia Priscilla e Kiko Goifman.

Veja a primeira leva de filmes selecionados para a competição:
“Don’t Worry, He Won’t Get Far on Foot”, de Gus Van Sant (EUA)
“Dovlatov”, de Alexey German Jr. (Rússia, Polônia, Sérvia)
“Eva”, de Benoît Jacquot (França)
“Figlia mia, de Laura Bispuri (Itália, Alemanha, Suíça)
“In den Gängen, de Thomas Stuber (Alemanha)
“Mein Bruder heißt Robert und ist ein Idiot”, de Philip Gröning (Alemanha)
“Mug”, de Malgorzata Szumowska (Polônia)