Na sexta-feira que vem, 22, um grande painel será inaugurado em um dos portões de entrada da Arena Condá , em Chapecó (SC), como forma de homenagem à Chapecoense, time campeão da Copa Sul-Americana de 2016. O projeto ‘Gol eterno’, liderado pelas Tintas Coral e executado pelo artista Paulo Consentino, representa o gol que poderia ter acontecido na final da competição, contra o Atlético Nacional COL. O presente tem o intuito de eternizar a lembrança da equipe por meio da arte. O intúito é que toda vez que as pessoas passarem por lá possam relembrar com carinho daqueles que representaram a cidade e o Brasil no esporte. A obra vai retratar os 11 jogadores titulares da Chapecoense a cada jogada em busca da conquista. Ao fundo, a bola no gol. À frente, os jogadores do banco de reserva.

A homenagem contará com a participação do jornalista Rafael Henzel, um dos seis sobreviventes do fatídico acidente. Como se voltasse no tempo, ele vai narrar cada lance rumo ao gol do título da competição sul-americana. Por meio de um QR Code anexo à pintura, as pessoas poderão acompanhar a narração. A ideia, criada pela agência MullenLowe Brasil, é simbolizar com carinho aquele que seria um dos principais momentos da Chape na temporada para toda a cidade e comunidade de Chapecó (SC), às vítimas e familiares do acidente e o mundo dos esportes em geral.

Reconhecido por trabalhos feitos pelo mundo, Paulo Consentino e uma equipe com outros cinco profissionais passaram 17 dias dedicando-se à pintura de  aproximadamente 500 m² do painel localizado na parede Oeste da Ala Norte da Arena Condá. O projeto contou ainda com cerca de 100 pessoas envolvidas indiretamente. 

O artista destacou a emoção e a grande experiência que ele e sua equipe viveram durante o período de produção. “Me sinto muito honrado em participar de um projeto como esse. Foram dias intensos de muito trabalho e emoção. Você vive um pouco da realidade da cidade. É algo que não tem comparação”, disse Consentino, que se emocionou durante a execução do projeto.

“Foi um trabalho muito sentimental, diferente de todos os outros que já fiz. Me pegava com lágrimas nos olhos muitas vezes. É uma história que tem vários ingredientes e principalmente mostra a superação de um clube que estava ascensão e passou por tudo o que passou. Me envolvi muito e o grande objetivo é preservar a memória de um time, de um gol e de um título”, completou.

O artista revelou ainda um detalhe importante da arte. O autor do “gol eterno” é o atacante Ananias. O portão em que a obra está registrada pode ser visto por parte da torcida de dentro da Arena Condá. A jogada do gol, representada na arte, vai em direção ao estádio. “Colocamos a bola de volta para a Chapecoense. O gol é uma inspiração, uma alusão. É como se Ananias estivesse de volta ao campo, colocando a bola em jogo novamente. Ele foi o autor do último gol do time na Copa Sul-Americana, contra o San Lorenzo. Nada mais representativo”, explicou. 

Paulo Consentino contou com visitas ilustres durante a execução do projeto. O zagueiro Neto e o jornalista Rafael Henzel, sobreviventes da tragédia, aprovaram de perto a grande homenagem liderada pelas Tintas Coral. “Conheci muita gente durante esse período. O futebol aproxima as pessoas. Neto e Henzel foram nos visitar, contaram histórias, falaram sobre a vida pós-acidente. Foi um momento único, que ficará marcado para sempre”, finalizou o artista. 

Junto à obra, será entregue também um vídeo que retrata detalhes de toda a idealização do projeto, incluindo cenas da torcida da Chapecoense, depoimentos do artista, torcedores e jogadores, contando como eles imaginaram o Gol Eterno, além da narração realizada por Rafael Henzel, personagem essencial na construção e no desenvolvimento do ‘Gol Eterno’, dando vida à pintura. A paixão do jornalista para aderir ao projeto com a sua narração emocionante deu ainda mais vida à pintura. Foi uma honra participar do projeto. Sempre esperei por uma homenagem aos jogadores em um local público. E poder narrar o gol do título, que eu e meus colegas tantos sonhávamos, foi especial. Uma homenagem em cores e voz, para sempre”, ressalta Rafael Henzel. 

As Tintas Coral, por meio do Movimento Tudo de Cor, tem como propósito inspirar e transformar pessoas, levando mais cor para as suas vidas. Especialmente para este projeto, foram utilizados em torno de 500 litros de tinta Coral Sol & Chuva e mais de 20 tons de verde. Todo esse projeto foi pensado e realizado com muito carinho. Ficamos muito emocionados em poder representar esse time de heróis por meio da arte, da cor e também com um vídeo, para eternizar este momento! Fernando Domingues, diretor de marketing para a América Latina na AkzoNobel Tintas Decorativas.

A MullenLowe Brasil é a agência responsável pela criação da ideia do ‘Gol Eterno’. Este case envolveu muito trabalho, muita dedicação, mas também muita emoção. Desde que esta ideia surgiu, ela vem motivando um número cada vez maior de envolvidos, arrepiando pelos e derramando lágrimas. Agora, o gol do título da Chapecoense está lá, ao lado da taça. E nos enche de orgulho saber que esse gol foi uma homenagem feita com as mãos do Paulo Consentino, com as cores da Coral, com a voz do Rafael Henzel e com a nossa criação, reforçam Eduardo Salles e Gil Pinna, Diretores de Criação da MullenLowe Brasil.