O prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon , sancionou na manhã de ontem a Lei que institui o Serviço Voluntário em São José dos Pinhais, de autoria do vereador Dr. Ido Lunelli, que esteve presente no ato oficial, junto com os secretários de Assistência Social Sônia Arruda e de Saúde Giovani de Souza – pastas que deverão ser as mais beneficiadas com a Lei, além de voluntários que já participam de atividades no município.
A Lei vem para regularizar a atividade e também com isso valorizar os voluntários – o que dará também a oportunidade para aqueles que desejam exercer o voluntariado com amparo legal, comentou o prefeito Toninho Fenelon.
O vereador Dr. Ido também destacou a importância de normatizar o serviço. Oficializar o serviço de voluntariado gera segurança jurídica para as instituições e abre oportunidades em nosso município. Estivemos no Hospital e Maternidade São José dos Pinhais (HMSJP) e conhecemos como tem sido feito esse trabalho, isso também nos motivou, disse o vereador.
Em São José dos Pinhais até então uma única entidade pública – o HMSJP – conta com o serviço de voluntariado. Hoje são em torno de 250 voluntários, a maior parte ligada às igrejas, e que têm desenvolvido um trabalho extremamente importante dentro do Hospital. Nossa meta é chegar a 500 voluntários e acredito que a Lei vem ampliar essa possibilidade, disse Giovani, secretário de Saúde.