Em tempos de crise, empreender para o paranaense se tornou não só um desafio, mas uma oportunidade, pois apesar da queda na economia do País, uma pesquisa realizada pela Endeavor listou três cidades do Paraná entre as 15 melhores regiões para empreender do Brasil. Curitiba ocupou a quarta colocação no Índice de Cidades Empreendedoras, realizado pela entidade. Além da capital paranaense, o estudo classificou as cidades de Maringá em oitavo lugar, e Londrina na 13ª posição.

Os fatores determinantes para esse resultado foram o ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora nas respectivas regiões. Entre todas cidades do País, Curitiba ocupou posição de destaque nos tópicos capital humano (3ª), acesso a capital (7ª), inovação (9ª) e infraestrutura (9ª).
Veja as melhores cidades para empreender: 1° São Paulo, 2° Florianópolis, 3° Vitória, 4° Curitiba, 5° Joinvile, 6° Rio de Janeiro, 7° Campinas, 8° Maringá, 9° Belo Horizonte e 10° São José dos Campos.