Um homem, de 64 anos, suspeito aplicar golpes, que ultrapassam a margem de R$ 2 milhões, passando-se por fiscal da Receita da Federal foi conduzido à Delegacia de Estelionato, após uma operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (20/12) com o intuito de apurar o crime. Quatro mandados de busca e apreensão domiciliares foram cumpridos durante a ação nos bairros Vila Guaíra e Campo de Santana.

As investigações iniciaram no mês de agosto, após um membro da quadrilha ter sido preso. Em decorrência disso, a equipe chegou até o envolvido. As investigações apuraram ainda que o bando atuava nos estados do Paraná (PR) e Santa Catarina (SC). Mais de dez vítimas procuraram a especializada para registrar um boletim de ocorrência.

Segundo informações policiais, a quadrilha é especializada em aplicar golpes contra terceiros, passando-se por fiscais da Receita Federal e simular a venda de mercadorias apreendidas pelo órgão.

O grupo é ousado, eles anunciavam a venda de diversos produtos, inclusive eletrônicos, com preços atrativos na internet e demais redes sociais. Eles marcavam encontros dentro e fora da própria Receita Federal, se apresentavam inclusive com crachás falsos e acompanhavam as vitimas até o posto da Receita, no bairro Cidade Industrial a fim de retirar a mercadoria, conta a delegada responsável pela operação, Vanessa Alice.

A delegada informa ainda que quando eles chegavam no local, os suspeitos conseguiam ludibriar tanto as vitimas como os demais funcionários e fugir do local já com o pagamento feito em mãos.

Durante o cumprimento dos mandados judiciais, a equipe apreendeu na residência do suspeito um computador, dois veículos para averiguação, além de diversos documentos falsos da Receita Federal, contendo uma listagem de produtos para venda. Outras duas pessoas foram encaminhadas para a delegacia como testemunhas.

O homem foi indiciado por estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa. Se condenado, o suspeito poderá pagar mais de dez anos de prisão.