José Carlos Cattel, do grupo Papaiz, explica que ao comprar uma fechadura é preciso saber se é a troca ou para uma porta nova. “Se for trocar apenas, o consumidor vai precisar levar à loja as medidas da fechadura antiga”. Uma forma é simplesmente retirar o mecanismo todo (a fechadura é formada por máquina e guarnições, estas últimas são as partes visíveis), desparafusando, para levar ao centro de compras.
Outra é o próprio consumidor tirar as medidas: distância entre a extremidade da porta (onde é fechada) e o centro (onde é colocada a chave). “Há nesse caso medidas padrão, de 40 mm, 45 mm e 55mm”.

A outra medida a ser tirada é a distância entre a chave e a maçaneta.
No caso de portas novas, em geral de madeira, Cattel explica que é importante que o consumidor procure se informar também sobre as características das portas, para saber se suportam as fechaduras escolhidas. “São itens importantes o tipo da madeira e sua espessura”, destaca.

O diretor do Grupo Papaiz informa ainda que o consumidor pode encontrar nos home centers os kits que envolvem uma fechadura principal e duas travas (para a parte de cima e de baixo da porta). A chave para os três mecanismos é a mesma e o design também. Aliás, considerando o modelo de chaves, diz Cattel, não há grandes variações no mercado. E os mecanismos são em geral de duas voltas.

Segurança — O mercado oferece ainda, segundo Cattel, fechaduras de alta segurança, próprias para portas blindadas (relacionadas a níveis diferentes de blindagem). “São produtos com maior número de segredos e triplo engastamento, com pinos em geral de latão e aço temperado”, explica. Nesse tipo de produto, o fechamento da porta é periférico e não apenas de uma só extremidade.