O Paraná foi selecionado para participar do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) promovido pela União Europeia, América Latina e Caribe. Os objetivos do programa são criar uma cooperação inter-regional, estimular o desenvolvimento e o fortalecimento de estratégias regionais envolvendo pequenas e médias empresas (PMEs).

A iniciativa financiada pela União Europeia busca também discutir formas de promover o desenvolvimento urbano sustentável, ações contra as mudanças climáticas e inovação para o desenvolvimento do Estado.

O apoio focará em formas de melhorar a inovação e a cooperação regional entre as regiões da União Europeia e a América Latina e Caribe. A participação no programa ocorreu a partir da implantação do Plano de Ação da Governança Estadual de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) do Paraná.

Através do comitê da Governança TIC são promovidas ações que integram o setor empresarial e as universidades que participam do projeto, estimulando a inovação em produtos e serviços, ecossistemas produtivos direcionados ao mercado nacional e internacional.

Conseguimos observar as potencialidades e competências que o nosso Estado possuí. O apoio desse programa completa um circuito de avanços na competitividade que será importantíssimo para o desenvolvimento a longo prazo, afirmou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

Para o presidente da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet no Paraná, Adriano Krzyuy, a conquista auxiliará no desenvolvimento da tecnologia. Trabalhamos em conjunto com a secretaria para que nosso estado conquistasse a tecnologia em processos, fato que promove a inovação e o desenvolvimento local e regional.