O meia Raphael Veiga, 22 anos, foi apresentado oficialmente como reforço do Atlético Paranaense nessa quinta-feira (dia 11) no site oficial do clube. Na primeira entrevista, o jogador afirmou que pode atuar em três posições: meia-central, meia-esquerda ou meia-direita. Sou meio-campo e já atuei pelas ‘beiradas’ e pelo centro. Eu me sinto muito seguro em atuar pelo centro, que foi onde joguei mais tempo. Mas onde me colocarem eu vou me adaptar o mais rápido possível, afirmou.

Desde 2015, todos os técnicos que pasasaram pelo Atlético utilizaram o esquema tático 4-2-3-1. Alguns chegaram a adotar o 4-1-4-1 por alguns momentos.

Em 2017, Guilherme foi o meia-central mais utilizado. Ele passa a disputar posição com Raphael Veiga a partir de agora, na equipe que será montada pelo técnico Fernando Diniz.

Caso atue pelos lados do campo, Veiga disputará lugar com Nikão e Felipe Gedoz. Com o técnico Fabiano Soares, que deixou o Atlético no final de 2017, Nikão era usado na meia-esquerda. Com os demais treinadores, atuava pela direita. Gedoz foi escalado pelos dois lados (esquerda e direita) e raramente jogou centralizado.

Outras opções para jogar como meia centralizado são João Pedro e Matheus Anjos, que começaram o ano no time de aspirantes, que vai disputar o Campeonato Paranaense com o técnico Tiago Nunes. No entanto, os dois podem ser chamados a qualquer momento para o grupo de Fernando Diniz.

Para atuar pelo lado do campo, outras opções são os pontas Giovanny e Yago, que também estão na equipe de aspirantes.

O time principal ainda não teve o calendários de amistosos divulgado pelo clube. A estreia oficial será em 30 de janeiro, contra o Caxias, pela Copa do Brasil. Fernando Diniz ainda não deu pistas sobre qual será o time-base do Atlético para os primeiros jogos do ano.

REFORÇO
Veiga surgiu nas categorias de base do Coritiba e foi comprado pelo Palmeiras em 2017. Foi pouco aproveitado no clube paulista e aceito a proposta de empréstimo do Atlético-PR para 2018. Estou muito feliz pela oportunidade que o Atlético abriu para mim neste ano. Fiquei bastante encantado com a estrutura. Espero que 2018 seja vitorioso para todos nós, destacou Veiga. Sei que muito do que vai acontecer no meu ano depende de mim, do que eu apresentar em campo. Mas espero ter uma sequência de jogos, afirmou.

Raphael Veiga
Posição: Meia
Nome completo: Raphael Cavalcante Veiga
Data de nascimento: 19/06/1995 [22 anos]
Local de nascimento: São Paulo (SP)
Clubes em que atuou: Coritiba (2013 a 2016) e Palmeiras (2017)