SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), divulgou no Twitter, no sábado (13), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia sido homenageado pela torcida do clube alemão Bayern de Munique. Mas na faixa onde a petista leu “Forza Lula” estava, na verdade, “Forza Luca”.
Luca é o nome de um torcedor italiano que se feriu e chegou a entrar em coma após uma confusão entre torcidas de dois times italianos fora da primeira divisão, o Vicenza e o Sambenedettese, em novembro. Desde então, faixas desejando força a Luca Farnesi, de 44 anos, se espalharam por estádios mundo afora.
Em mensagem que seria depois apagada de seu perfil, Gleisi tuitou: “Show de torcida!! Um apaixonado por futebol como @LulapeloBrasil merece mesmo o carinho e a homenagem de torcedores no mundo todo. Recebi esta imagem, que mostra uma faixa ‘FORZA LULA’ na torcida do Bayern de Munique, ontem, na partida contra o Bayer Leverkusen, pela Liga Alemã”.
A imagem em questão mostrava o “c” de Luca parcialmente escondido pelo braço de um torcedor, o que faz com que a letra se assemelhe a um “l –daí a impressão de que os dizeres se referissem a Lula.
O equívoco de Gleisi foi repercutido por sites amigáveis ao PT, como “Brasil 247” e “Diário do Centro do Mundo”.
A presidente da legenda reagiu na rede social após o jornal paranaense “Gazeta do Povo” destacar a gafe.
“Recebi de um torcedor! Fiz de boa fé! Sacanagem é esse tabloide virtual de quinta categoria ficar sacaneando.”
Também no Twitter, o tropeço virtual rendeu ataques à petista, que foi acusada de “pagar mico” e ser “desesperada” em sua tentativa de defender o ex-presidente “a qualquer custo”, segundo internautas.