Fazer planos e traçar metas, como fazer uma atividade física, perder peso, comprar um carro, mudar de casa, entre outros são fundamentais para que o orçamento de qualquer pessoa siga equilibrado. Cada pessoa tem sua maneira particular de escolher como atingir os objetivos. No entanto essa atitude é também muita saudável para quem quer ter um bom relacionamento com seu companheiro.

Segundo pesquisa do Instituto do Casal, cerca de 87% dos casais mantêm projetos em comum e isso, segundo as fundadoras da entidade, Marina Simas de Lima e Denise Miranda de Figueiredo, é um ponto que melhora muito a satisfação conjugal e aproxima o casal.

Um projeto em comum é algo que oferece ao casal um propósito, algo que eles podem realizar juntos e que irá precisar do esforço de ambos para se concretizar. Além disso, contribui para que o casal lide melhor com as diferenças do relacionamento, já que ter um sonho em comum equilibra os pontos divergentes e melhora a conexão, comenta Denise.

Quando se fala em projetos devemos também considerar os gastos necessários para que este desejo se materialize é preciso traçar metas. Passar mais tempo juntos, usar menos o celular, se dedicar mais ao relacionamento, planejar uma viagem, uma festa, comprar uma casa, ter um filho. Enfim, cada casal tem sua própria dinâmica e seus sonhos em comum, diz Marina. Para viver a vida que desejamos precisamos saber, em primeiro lugar, o que queremos. Depois, precisamos entender quais os recursos que iremos precisar, como tempo, dinheiro etc.diz.

O primeiro conselho das consultoras é colocar no papel o que se deseja e tracar as metas para atingir o objetivo. Este planejamento deve constar o objetivo, meios para conseguir, o que cada um fará em prol deste objetivo e , principalmente, um prazo, ou seja, uma data para que ele seja atingido. Deste modo ficará mais fácil para o casal conseguir mensurar os avanços e as eventuais correções de traçado para que atinja o objetivo, afirma. Além disso, cada um pode apoiar o outro em eventuais dificuldades que tenham para a concretização do sonho, incentivando quando houver desânimo por parte de algum dos parceiros.

Os casais que já estão juntos há algum tempo e já realizaram grande parte dos sonhos também podem pensar em nova lista de desejos. Conhecer lugares novos, aprender um novo idioma, dançar juntos, etc. Há muitas coisas que os casais podem e devem fazer juntos, mesmo depois de muitos anos de relacionamento?, finalizam as terapeutas.

 

 


Como fazer o planejamento juntos:

  • Descrever com o maior número de detalhes possíveis a meta a ser atingida, compra de imóvel, carro, saldo em poupança
  • Detalhar o que cada um deve ou pode fazer para atingir a meta definida
  • Listar os recursos, como tempo e dinheiro necessários
  • Estabelecer um prazo para o que o objetivo seja atingido
  • Procurar se inspirar em alguém que tenha conseguido atingir uma meta para servir de modelo 
  • Listar os ganhos e perdas do casal para se atingir o proposto
  • Listar qual deve ser o primeiro passo para se atingir a meta
  • Listar todos os passos necessários até atingir o objetivo.
  • Mensurar quais os indicadores que mostram que o caminho está certo
  • Por fim, para inspirar a persistência na meta, o casal deve se imaginar apropriado do objetivo e listar as sensações e emoções evocadas por esta vivência.