As matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual terminam nesta sexta-feira (19) em todo o Paraná. Os interessados devem procurar um Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) ou escola estadual que oferte a modalidade. A matrícula e as aulas são gratuitas.
Para ingressar na EJA no Ensino Fundamental é necessário ter no mínimo 15 anos completos e para a EJA no Ensino Médio a idade mínima é de 18 anos completos. É preciso levar original e fotocópia de documento de identificação.
O aluno pode construir uma grade curricular que melhor se adapte às suas possibilidades, selecionando disciplinas de acordo com a sua carga horária. Caso não tenha disponibilidade para assistir às aulas todos os dias, ele pode selecionar disciplinas com menos aulas semanais, como Arte e Educação Física, por exemplo.
O ensino fundamental pode ser concluído em, no mínimo, dois anos e o ensino médio em um ano e meio.
Como estudante matriculado na rede estadual de ensino, o aluno da EJA tem direito à alimentação escolar fornecida pelos estabelecimentos de ensino. As aulas deste ano começam em 19 de fevereiro.