O Vitória, da Bahia, fez uma enquete com seus torcedores, utilizando as redes sociais, para escolher os melhores jogadores e o melhor técnico da história do clube nordestino. Foram sete mil votos registrados. E o resultado final trouxe sete profissionais que já trabalharam no Atlético Paranaense. Clique aqui para ver o resultado da votação no site oficial do Vitória.

Entre os 11 titulares da equipe dos sonhos do Vitória estão quatro ex-Atlético-PR: o goleiro colombiano Viáfara, o volante Vanderson, o meia Ramon e o centroavante Neto Baiano. O técnico do time é Vagner Mancini, que se destacou no clube paranaense em 2013 – vice-campeão da Copa do Brasil e terceiro colocado do Brasileirão.

Entre os reservas, estão o meia Petkovic e o ponta Mario Sergio Pontes de Paiva. Os dois nunca jogaram no Atlético-PR, mas trabalharam na função de treinador no clube paranaense. Petkovic comandou o sub-23 em 2014. Mario Sergio comandou o Furacão nas primeiras rodadas do Brasileirão 2001. Ele saiu no início da competição, mas ganhou uma faixa de campeão e teve sua contribuição reconhecida na conquista do título nacional daquele ano. Voltou ao clube em 2003 e ficou até o Paranaense de 2004. Retornou em 2008. Morreu no final de 2016, no acidente com o avião da Chapecoense.

Jogadores
Viáfara, hoje com 39 anos, jogou no Atlético-PR em 2007. Disputou apenas 21 jogos pelo clube naquele ano e acabou emprestado para o Vitória. Depois, em 2009, o clube baiano adquiriu o atleta em definitivo. O último clube do jogador foi o Vitória da Conquista, em 2015.

Vanderson, hoje com 38 anos, jogou no Atlético-PR em 2004. Ficou famoso por ser expulso na final do Paranaense daquele ano, aos 17 minutos do 1º tempo, ao acertar o cotovelo no rosto do meia Batatinha, do Coritiba. Não conseguiu se destacar no clube paranaense. Seu último clube foi o Democrata-MG, em 2016. Hoje tenta a carreira de técnico.

Ramon, hoje com 45 anos, fez história no Vasco entre 1996 e 2000. Chegou a disputar cinco jogos pela seleção brasileira naquele período. Foi para o Atlético-PR em 2007, mas decepcionou. Disputou apenas 13 jogos (sete como titular) e fez dois gols. Em 2008, foi para o Vitória, onde conseguiu se destacar.

Neto Baiano, hoje com 35 anos, é outro que teve uma passagem apagada pelo Atlético-PR. Disputou apenas dois jogos em 2006.