Motoristas dos aplicativos Uber, Cabify e 99 POP marcaram para essa segunda-feira (22) um protesto em Curitiba por mais segurança para a categoria. Entre sexta-feira (19) e domingo (21), dois motoristas de aplicativos foram assassinados na Região Metropolitana de Curitiba. O protesto será às 18 horas na frente do Teatro Positivo, onde acontecerá a UberFest, uma comemoração que acontece nas principais capitais, como forma de celebrar o ano que passou. 

Para Guilherme Machado, motorista do Uber, os trabalhadores dos aplicativos viraram presa fácil para os assaltantes. “Eles trabalham com dinheiro e por isso são alvo. O protesto será pacífico, mas mostraremos que não estamos satisfeito”, disse ele. A expectativa é que 80% dos motoristas participem.

Assassinatos

Um motorista do aplicativo 99 Pop foi assassinado na noite desábado (20), em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. O carro dirigido por ele, um Renault Logan, foi encontrado em um terreno no bairro Atuba. O motor do veículo ainda estava ligado quando a Polícia Militar chegou ao local.O motorista foi morto a golpes de faca. A carteira dele e outros pertences foram levados. Até o momento, a polícia não divulgou se algum suspeito foi preso.

Um carro foi encontrado dentro de um lago do Parque Tingui, em Curitiba, na manhã de sexta-feira (19). Segundo a polícia, o veículo pertencia a um motorista do Uber. A suspeita é que o carro teria sido jogado no lago por bandidos para encobrir um crime de latrocínio. O motorista foi identificado como Marco Mathozo Cordeiro, de 25 anos. A polícia confirmou que se trata da mesma pessoa cujo corpo foi encontrado em Almirante Tamandaré, morto a tiros. 

Os documentos estavam dentro da carteira vazia dentro do carro.

A 99 foi informada pelo irmão da vítima que o corpo do motorista Agnaldo Felipe Milki foi encontrado na noite de sábado, dia 20 de janeiro. Seu último contato com a família aconteceu por volta das 18h do mesmo dia. A última corrida de Agnaldo na plataforma ocorreu horas antes, às 8h40. Portanto, segundo a 99, ele não estava em chamado da 99 no momento do incidente. 

Leia abaixo a nota da 99 na íntegra:

“A 99 é uma empresa genuinamente preocupada com a segurança de seus passageiros e motoristas. O assunto é prioridade máxima do aplicativo, e um de seus três pilares fundamentais (promover transporte rápido, barato e seguro). Por isso, montamos um time de 30 pessoas que trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, dedicado exclusivamente à proteção dos usuários. Nosso foco é a prevenção. Entre as iniciativas desenvolvidas estão o alerta de áreas de risco, a checagem do histórico de motoristas e a identificação de passageiros frequentes.

 

  • O mapeamento das áreas de risco é feito por inteligência artificial que usa estatísticas internas e externas para fundamentar suas análises. As informações levantadas são avaliadas pela nossa equipe de segurança, que envia alertas aos motoristas sobre as zonas de maior perigo.
  • Nossa inteligência artificial analisa ainda o perfil dos passageiros com base em vários critérios, como o número de corridas. A informação de se o passageiro é frequente é enviada aos condutores no recebimento da chamada.
  • A análise de perfil do motorista verifica, a partir de dados públicos, se o condutor possui histórico que oferece risco aos passageiros. Esse levantamento é feito a partir de documentos como o RG, a CNH e o licenciamento do veículo. Também possuímos uma parceria com o Denatran, do governo federal, que nos permite acessar informações em tempo real – por exemplo, se o carro possui algum sinistro.

 

A 99 possui ainda diversos programas para lidar com as consequências das ocorrências de segurança, como o canal de atendimento emergencial.

 

  • Disponibilizamos um canal de atendimento exclusivo para casos de segurança no 0800-888-8999, que oferece auxílio imediato e informações do que fazer. O atendimento atende às necessidades de cada tipo de ocorrência, com apoio emocional e psicológico.

Com essas ações, diminuímos em 80% o número de ocorrências desde a criação da área de segurança, em julho, mesmo com o aumento expressivo das corridas. Temos vários outros programas em andamento, e estamos criando ainda mais”