Na véspera do julgamento pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Curitiba foi palco nesta terça-feira (23) de atos pró e contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os aliados do petista se concentraram no final da tarde, na praça Santos Andrade, portando faixas e bandeiras em defesa do ex-presidente, e com críticas ao juiz federal Sérgio Moro, que condenou Lula a nove anos e sete meses de prisão, sob a acusação de lavagem de dinheiro e corrupção passiva, no caso do tríplex de Guarujá (SP), que teria sido um presente da empreiteira OAS, em troca da manutenção de contratos com a Petrobras.

Já os partidários da condenação de Lula se reuniram no início da noite em frente à sede da Justiça Federal, no bairro Ahú, onde atua o juiz da Lava Jato. A manifestação foi coordenada pelos movimentos Vem Pra Rua, Movimento Brasil Livre, e Curitiba contra a corrupção, que já haviam atuado nos protestos pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). De acordo com esses grupos, a confirmação da condenação de Lula em segunda instância pela Justiça seria o maior símbolo do fim da impunidade no Brasil.

Os dois grupos anunciaram a intenção de manter vigílias durante o dia de hoje, para acompanhar o julgamento. No caso dos críticos de Lula, a intenção é instalar um telão nas proximidades da sede da Justiça Federal, com a transmissão ao vivo do julgamento, a partir das 10 horas.