EDUARDO SODRÉ
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Carros elétricos e híbridos terão IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido de até 25% para 7%, mesma alíquota aplicada sobre carros com motor 1.0.
A medida foi confirmada pelo ministro interino da Indústria e Comércio Exterior, Marcos Jorge, durante evento promovido pela Toyota nesta terça (23), em São Paulo. A montadora comemora 60 anos de atividades no Brasil.
De acordo com o ministro, o anúncio deverá ser feito no fim deste mês ou no começo de fevereiro.
Modelos como o elétrico BMW i3 (R$ 160 mil), que paga 25% de IPI, serão os mais beneficiados.
Segundo executivos da Toyota, o híbrido Prius, que hoje tem imposto dentro da faixa de seu motor 1.8 a gasolina (alíquota de 13%), terá preço reduzido assim que a redução for colocada em prática.
O carro, que custa hoje R$ 126 mil, deverá ser vendido por R$ 118 mil.
Esses modelos já chegam ao Brasil isentos dos 35% de imposto de importação.
Marcos Jorge disse também que os detalhes do programa Rota 2030, que estabelecerá novas regras para o setor automotivo, serão divulgados até o fim de fevereiro.
Contudo, tal divulgação não significa a imediata implementação do programa. Deverá haver um período de transição e ainda há pontos em discussão no ministério da Fazenda, que reluta em conceder benefícios fiscais às montadoras.
O ministério da Indústria defende que os incentivos baseados nos avanços em pesquisa e desenvolvimento trarão mais receita para o país, compensando a redução de tributos.
O Rota 2030 deverá ter metas de eficiência energética divididas em três ciclos: o primeiro vai até 2022, o segundo de 2022 a 2027 e o terceiro de 2027 a 2032.
Para evitar problemas com a OMC (Organização Mundial do Comércio), importadores terão acesso aos mesmos benefícios que as marcas que produzem no país, desde que também atendam às metas de pesquisa e desenvolvimento que serão estipuladas.