ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER
PORTO ALEGRA, RS (FOLHAPRESS) – “Pode temer, aqui está a confraria do PT” e “bate panela, pode bater, quem tira o povo da miséria é o PT”. Com esses gritos de guerra, militantes pró-Lula começaram uma caminhada em Porto Alegre emoldurada por fumaça vermelha comprada em lojas de fogo de artifício. Na linha de frente do ato, os deputado Paulo Pimenta (PT-RS) e Benedita da Silva (PT-RJ).
“O dia depois de amanhã [quinta] vai ser igualzinho a hoje [quarta], com povo na rua. Trabalhamos com a perspectiva de que qualquer que seja resultado a gente vai continuar com povo na rua. Não deixar que Lula não dispute eleições é como dizer ao povo que ele não pode ser representado”, disse Benedita.
No lago Guaíba, opositores a Lula colocaram um boneco do ex-presidente, conhecido como “Pixuleco”, em uma balsa.
ACAMPAMENTO
Os “souvenirs do golpe” agitam o acampamento pró-Lula em Porto Alegre. Um dos itens pop é um pano de chão com o rosto de Michel Temer e a inscrição “golpista”.
De Santa Teresa, no Rio, o artista Roosivelt Pinheiro, 53, diz que começou a série em 17 de maio de 2016, dia em que veio à tona a delação de Joesley Batista contra o emedebista. Já vendeu 4.000 panos desde então. “Costumo chamar as peças de ‘vuduzinho’.”