Nesta semana, prefeitos do Litoral, Policia Militar, Força Verde, Policia Civil e Guarda Civil Municipal, se reuniram na Prefeitura de Matinhos para tratar a respeito da segurança durante os dias de Carnaval. Com a previsão de milhares de pessoas nas praias paranaenses durante o Carnaval, a Polícia Militar do Paraná, que já possui mais de dois mil militares estaduais atuando no Litoral desde dezembro de 2017, intensificará as ações de policiamento preventivo, ostensivo e repressivo, em todos os municípios litorâneos durante os dias de festa. Equipes de outras unidades da PM reforçarão o policiamento nos municípios litorâneos.
A corporação fará informou que fará ações por terra, mar e ar, nas áreas urbanas (residenciais e comerciais) e rodoviárias com blitze, patrulhamento aéreo e aquático, além de ações ostensivas a pé e motorizados. Em todas as cidades em que haverá festejos de carnaval, o policiamento começa na sexta-feira e vai até terça-feira, dia 13.
Em Matinhos Guarda Civil Municipal e Fiscalização trabalharão em conjunto com a Policia Militar e Policia Civil, durantes os dias de folia. Aqui teremos mais este reforço, a PM, Policia Civil e GCM para garantir a ordem e segurança e a Fiscalização para garantir que nossos vendedores ambulantes, quiosqueiros e comercio local não sofram com oportunistas que aparecem nesta época para vender sem o devido alvará e autorização, comentou o prefeito de Matinhos, Ruy Hauer.
Para garantir a segurança dos foliões nas festas, a PM fará bloqueios de trânsito para a passagem do público e dos trios elétricos, conforme os horários de término previstos pelas prefeituras de cada município. A PM fará ainda a fiscalização da circulação de garrafas de vidro nos locais de festa, cumprindo a orientação do Poder Judiciário das cidades litorâneas que proíbe a circulação de vidro durante as festividades.