Dependendo do problema que ocorrer na rede hidráulica da casa, a mão-de-obra profissional e o quebra-quebra na parede podem ser dispensáveis. Mesmo assim, alerta um especialista do ramo, é preciso saber muito bem como fazer o tal reparo para que uma simples goteira na pia não se torne um inconveniente ainda maior e exija mais trabalho e desperdício de dinheiro.

Um dos casos mais comuns, aponta o diretor da Universidade Multicoisas Nelson Hokama, é o reparo do registro de pressão nos chuveiros, aquele que controla a passagem da água. “O chuveiro é o que tem maior incidência. É muito comum ficar pingando depois de fechar o registro e as pessoas começarem a apertar o volante achando que vão resolver”.

Neste caso, explica ele, o problema costuma estar no mecanismo de vedação, que chega a ressecar e danificar com o tempo. Basta retirar o miolo com o auxílio de um alicate de bomba d’água para trocá-lo, somente depois de fechar o registro geral do banheiro. Feito isso, recomenda-se levar a peça na loja devido à enorme variedade de marcas, modelos e tamanhos.

Para acabar com o “pinga-pinga” da torneira o método é semelhante. “É importante fechar primeiro o registro que abastece o banheiro, tirar a ‘cabeça’ da torneira, remover a peça usando o alicate de bomba d’água”, relata.

Segundo dados da Sabesp, uma torneira que goteja durante um dia desperdiça cerca de 46 litros de água. Em um mês, esse volume chega a 1,38 mil litros. Caso o vazamento seja de um filete de água de 2 milímetros, o total será de 4,13 mil litros por mês. “É um serviço muito simples, que pode contribuir muito para evitar o desperdício”, conta.

De acordo com Hokama, o desgaste dessa peça ocorre naturalmente por conta do manuseio freqüente. “Quando você fecha o registro, o mecanismo de vedação, que é uma peça metálica com uma borrachinha na ponta é apertado contra a parede. Com o passar do tempo essa borracha se desgasta e precisa ser trocada”, explica.

Outro problema recorrente, o entupimento da tubulação de saída da pia da cozinha, provocado pelo fluxo excessivo de detritos e líquidos gordurosos, pode ser facilmente resolvido com uma simples manutenção do sifão que fica embaixo da estrutura. “Uma boa dica é fazer a manutenção periodicamente desrosqueando a válvula e tirando a peça para fazer a limpeza”, recomenda. (FL)