Termina nesta sexta-feira (9/2) o prazo para quitar à vista o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e a Taxa de Coleta de Lixo (TCL), com desconto de 4%, e também o prazo para os contribuintes pedirem revisão dos boletos, caso julguem haver alguma inconsistência na cobrança ou precisem atualizar o cadastro.

A solicitação pode ser feita na sede da Prefeitura ou nas Ruas da Cidadania até as 17 horas – todos que chegarem até este horário serão atendidos. No caso de excesso de fila, serão distribuídas senhas para atendimento posterior, garantindo assim o prazo para todos os contribuintes que procurarem assistência.

A Prefeitura reforçou o atendimento nas Ruas da Cidadania: os funcionários regulares dos núcleos de Finanças terão auxílio de colegas de outros núcleos de atendimento de acordo com a demanda em cada local, que está sendo monitorada pelos administradores regionais.

Espera
Enquanto transcorrem os processos de revisão o pagamento fica suspenso. Ao final, a cobrança será feita sem juros ou correções.

Os pedidos de revisão incluem uma série de itens, como atualização cadastral (para imóveis que tiveram aumento de área construída, por exemplo) e desmembramento de condomínios.

Este ano, com o fim das isenções no pagamento da Taxa de Coleta de Lixo, cobrada no mesmo boleto do IPTU, os contribuintes que julgarem não ter condições financeiras de pagar a taxa podem solicitar o pedido de liberação da cobrança.

Depois de feita a solicitação, equipes da Prefeitura irão verificar localmente a situação socioeconômica dos solicitantes, a fim de deferir ou indeferir o pedido. Para solicitar a isenção, o contribuinte precisa levar os documentos pessoais e do imóvel (e também os comprovantes de programas sociais, caso faça parte de algum deles na Prefeitura, Estado ou União).

Serviço
Prefeitura de Curitiba – Av. Cândido de Abreu, 817. Centro Cívico. 
Clique aqui e veja os endereços das Ruas da Cidadania.
Das 8 às 17 horas.