SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O senador Renan Calheiros (MDB-AL) gravou um vídeo nesta semana criticando o presidente Michel Temer e a reforma da Previdência proposta pelo governo.
No vídeo, divulgado nas redes sociais na noite de quarta-feira (7), Renan diz que “o Michel presidente fala coisas, mas não faz as coisas que fala”.
“Queria sugerir os marqueteiros do governo que mantivessem a campanha [sobre a reforma da Previdência], que é boa, mas trocassem os personagens. Ao invés de dois Joões colocassem dois Micheis. O Michel privado, cidadão e o Michel presidente. O Michel cidadão, que se aposentou aos 55 anos de idade, ganhando inicialmente R$ 48 mil de aposentadoria e hoje ganha R$ 68 mil e acha que fez por merecer. Inclusive, deixou de atualizar suas informações para fazê-lo depois de votar a reforma no congresso. E o Michel presidente, que é sabido, quer a reforma e que os outros contribuam até os 75 anos. Esse é o problema dessa reforma das aposentadorias. O Michel presidente fala coisas, mas não faz as coisas que fala.”
Apesar de ser do mesmo partido de Temer, Renan tem adotado um discurso duro contra o presidente desde o ano passado. Calheiros chegou a apoiar o impeachment da presidente Dilma Rousseff, mas logo em seguida começou uma aproximação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O mandato do senador se encerra neste ano e ele precisa se reeleger. Isso justificaria tanto suas críticas ao mal avaliado governo Temer quanto sua aproximação com Lula, que tem força eleitoral no interior de Alagoas.