SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O presidente do Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC), Larry Probst, declarou que a entidade fracassou por não ter coibido abusos sexuais dentro da ginástica.
O ex-médico da equipe, Larry Nasser, foi condenado a 175 anos de prisão por abusar sexualmente várias atletas norte-americanas.
O presidente do USOC pediu desculpas pela omissão e exaltou a coragem das ginastas em revelar à Justiça os abusos sofridos.
“O sistema olímpico fracassou e nós pedimos desculpas de forma incondicional. Palavras não podem expressar a raiva que o conselho e a liderança do USOC e eu sentimos pelo que os abusos de Larry Nasser provocaram nessas jovens mulheres e suas famílias.”
O USOC faz investigação interna para apurar se havia funcionários que conheciam os procedimentos adotados pelo médico preso.
“Vamos tomar ações adequadas quando essa investigação terminar. Devemos a todos uma investigação transparente e profunda. Nossas atletas merecem o melhor que pudemos dar a elas”, disse Probst.