A chuva atrapalhou os planos de muita gente que iria participar das festas de Carnaval nas cidades do Litoral nesta terça-feira (13). De acordo com a Polícia Militar aproximadamente 255,9 mil pessoas estiveram nos principais eventos da Costa Leste, sendo cerca de 200 mil delas na apresentação da Banda de Guaratuba. Em todo o Litoral, a atuação da PM resultou na lavratura de 22 Termos Circunstanciados (TCs) por diversas situações, no encaminhamento de 43 pessoas e no atendimento a 19 ocorrências de perturbação do sossego (que geraram três TCs). Mais de 800 pessoas foram abordadas.

O balanço divulgado pela Polícia Militar nesta terça-feira (13) abrange desde o início da madrugada de segunda-feira (12) até às 6 horas de terça-feira (13) e aponta que o reforço do policiamento preventivo e ostensivo surtiu efeito e trouxe mais paz aos foliões. Mais de 850 abordagens a pessoas suspeitas foram feitas e 126 veículos vistoriados pelas equipes policiais. A atividade contribuiu para a retirada de circulação de automóveis e motos que estavam em situação irregular (6) e também na emissão de autos de infração de trânsito (222). As ações também resultaram na apreensão de uma arma de fogo, de 349 gramas de crack, 29 gramas de maconha e 41 pontos de LSD.

GUARATUBA

A Banda de Guaratuba agitou a Avenida 29 de Abril a partir das 21 horas e os trios elétricos seguiram até às 3 horas. De acordo com o Comandante da Subárea, capitão Pablo Rodriguez, o efetivo foi distribuído ao longo da avenida em pontos estratégicos para acompanhar a movimentação dos foliões com viaturas, módulos móveis e motocicletas de maneira estratégica para que a segurança fosse oferecida a todos..

Nas imediações do local do evento o patrulhamento motorizado também foi aplicado com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), por meio da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE). Houve ainda a presença das equipes da Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN) do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). Indiferente do clima e da data, a PM se fez presente em todos os dias com grande aparato de efetivo e equipamentos, garantindo um evento com mais segurança à comunidade, disse o capitão.

Ao final do evento, durante a dispersão do público, houve princípios de confusão entre os foliões. A PM rapidamente interviu e dissipou os grupos para evitar confrontos e que pessoas ficassem feridas. Durante a operação houve flagrantes de tráfico e uso de drogas e vias de fato. Tivemos ocorrências de brigas decorrentes do uso excessivo de bebidas alcoólicas, várias situações de tráfico de drogas e identificamos pessoas provocando rixas e confusões em alguns pontos da avenida e das ruas adjacentes, e a PM precisou intervir, disse o capitão.

As ações preventivas surtiram efeito no tocante aos crimes contra o patrimônio. Desde o início do dia de segunda-feira (12) até as 6 horas de terça-feira (13) não houve registro de roubos nem acidentes de trânsito em Guaratuba. As abordagens feitas pelas equipes resultaram em 21 pessoas encaminhadas (da meia noite á 6 horas de terça oito pessoas foram encaminhadas, das quais três por desacato e desobediência), além da lavratura de 12 Termos Circunstanciados por diversos delitos, entre eles o de perturbação do sossego, uso de drogas, vias de fato, desacato e desobediência, entre outros.

ANTONINA

O desfile dos blocos e o baile público levaram aproximadamente 12 mil pessoas à avenida histórica da cidade. A dispersão do público foi por volta de 4 horas e ocorreu sem grandes transtornos. Durante o evento foi feito um Termo Circunstanciado por desacato e desobediência.

MORRETES

O policiamento aplicado pelo 9º Batalhão com apoio de outras unidades que atuam no reforço do Verão Paraná 2017/2018 acompanhou os cerca de 3.900 foliões que estiveram na praça da cidade. A fiscalização das equipes ao longo da segunda-feira e da madrugada de terça-feira resultou em 12 abordagens a veículos e 10 autos de infração de trânsito lavrados.

PONTAL DO PARANÁ

As festas de Carnaval ocorreram em quatro balneários – Ipanema, Praia de Leste, Shangrilá e Santa Terezinha – com aproximadamente 20 mil pessoas que aproveitaram mais uma noite de festa. As equipes policiais atenderam uma ocorrência de tráfico em que foram apreendidos 349 gramas de crack que poderiam render mais de 400 pedras, e um lucro de aproximadamente R$ 40 mil.

Também houve o encaminhamento de uma mulher que teria dito aos militares estaduais que sofreu abuso sexual em Shangrilá. Ela foi levada ao Hospital Regional de Paranaguá para os exames pertinentes ao caso e outras medidas.

Desde o início da madrugada de segunda-feira (12) até as 6 horas de terça-feira (13) houve em Pontal do Paraná a lavratura de seis Termos Circunstanciados, além da abordagem a 302 pessoas e o encaminhamento de 8 suspeitos à delegacia. Também houve a lavratura de três Termos Circunstanciados.

MATINHOS

Aproximadamente 20 mil pessoas curtiram a folia em Matinhos. Somente em Caiobá o público foi de 15 mil. Não houve ocorrências graves durante o evento e nem transtornos na dispersão do público. Os policiais militares abordaram 170 pessoas, emitiram 83 autos de infração de trânsito e lavraram seis Termos Circunstanciados lavrados ao longo da segunda-feira e a madrugada de terça-feira.

PARANAGUÁ

As equipes policiais abordaram mais de 250 pessoas durante a segunda-feira e a madrugada de terça-feira, além de encaminharem três suspeitos à delegacia. Devido à chuva o público presente nos eventos carnavalescos ficou reduzido e não houve grandes problemas à PM.