A segurança dos usuários dos sistema de transporte de Curitiba está cada vez mais frágil, segundo o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc). Nesta Quarta-feira de Cinzas, 14, o sindicato registrou três arrastões em veículos dos transporte coletivo da Capital. Só neste ano, foram registrados 12 arrastões, de acordo com o sindicato.

O primeiro desta Quarta-feira de Cinzas, segundo o Sindimoc, foi às 6h30, na linha Bairro Novo A. O segundo, às 9h30, na linha alimentador Pinheirinho. Ambos B.O.s foram feitos no 11º distrito e tiveram a mesma descrição feita pelas vítimas. A suspeita é que tenham sido praticados pelos mesmos assaltantes, sendo dois elementos e um deles armado com pistola e bastante violento. Nas duas situações, fugiram logo após o arrastão, deixando passageiros e trabalhadores extremamente assustados.

Já o terceiro arrastão, às 19h30, foi na linha Campo Alegre. Neste último, os dois elementos estavam armados entraram e fizeram a limpa nos pertences de todos os passageiros, na região do Capão Raso.

Outro lado

Procurada pela reportagem a Urbs informou que tem trabalhado para ampliar a segurança do sistema de transporte coletivo da cidade através da implantação de câmeras nos ônibus, na medida em que há a renovação da frota e na ampliação da rede de cadastramento para a venda de créditos para o transporte. A proposta é de que os cartões transporte possam ser renovados em lotéricas, farmácias e outros locais. Com a medida, haverá a redução do dinheiro circulando nos ônibus. 

Atualmente há na cidade cerca de 500 câmeras instaladas em terminais e estações-tubo, além de algumas linhas em teste. Os novos 25 biarticulados que chegarão em março virão com câmeras. Essas imagens ficam à disposição dos órgãos de segurança pública. Além disso, a Urbs reitera que em todos os veículos foram instalados botões do pânico, interligados com as empresas e a sala do Centro de Controle Operacional (CCO) de monitoramento da Urbs. 

Já a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito informou, por meio de nota, que “realiza abordagens diárias nas mais diversas linhas do transporte coletivo da cidade, em horários distintos. Equipes da Guarda Municipal são deslocadas para o trabalho da Patrulha do Transporte Coletivo, com patrulhamento preventivo em estações-tubo e terminais de ônibus. Este é um trabalho conjunto com as forças policiais do Estado, que envolve ações ostensivas da Polícia Militar e atividades de inteligência, de identificação e de prisão de suspeitos pela Polícia Civil.”