O regulamento geral das competições organizadas pela Federação Paranaense de Futebol garante que o Atlético Paranaense poderá jogar na Arena da Baixada na semifinal da Taça Dionísio Filho. Por ter perdido dois mandos de campo em julgamento na quarta-feira (dia 14), o clube corria o risco de ser obrigado a atuar a 100 km de Curitiba na semifinal da Taça, que vale o título do primeiro turno do Campeonato Paranaense 2018.

A Federação Paranaense de Futebol já confirmou a semifinal entre Atlético e Rio Branco para domingo (dia 18) às 17 horas, na Arena da Baixada. A disputa será em partida única. Em caso de empate, a decisão ocorre nos pênaltis. Quem vencer, pega na final o vencedor do duelo entre Foz e Coritiba, que será em Foz do Iguaçu.

A final da Taça Dionísio Filho também será em partida única, no dia 25 de fevereiro. Se o Atlético chegar à final, terá o mando de campo por ter melhor campanha na primeira fase. No entanto, pode ser obrigado a cumprir a perda de mando de campo a partir da final do primeiro turno. Veja o que diz o artigo 65 do regulamento geral da FPF.

Art. 65 – Nos termos do art. 175, § 2º, do CBJD, os CLUBES que perderem os mandos de campo por decisão da Justiça Desportiva, reprovação e/ou expiração dos Laudos Técnicos, obrigatoriamente deverão indicar praça desportiva no mínimo a 100 (cem) quilômetros de distância do local onde manda seus jogos.

§ 1º – O DCO da FPF somente executará a pena de perda de mando de campo na partida que venha a ocorrer após decorridos dez (10) dias do recebimento de comunicação da Justiça Desportiva que a impuser, tendo em vista os prazos exigíveis para as ações logísticas relacionadas com a mudança do local da partida, inclusive emissão e venda de ingressos, considerando os prazos estabelecidos pela Lei nº 10.671/2003, e, ainda, a necessidade de viagens e hospedagem das delegações dos clubes envolvidos.

§ 2º – O CLUBE deverá comunicar formalmente ao DCO da FPF, o novo local da partida resultante do cumprimento da pena da perda do mando de campo, reprovação e/ou expiração dos Laudos Técnicos, no prazo máximo de até 96 (noventa e seis) horas antes da data e horário da partida.

Ou seja, até 25 de fevereiro já estará esgotado o prazo de 10 dias para perda de mando de campo. A chance do Atlético jogar em casa a final é entrar com um recurso contra a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) e, ao mesmo tempo, pedir o efeito suspensivo (medida que anula provisoriamente a punição até o julgamento definitivo do caso).

O Atlético foi julgado no TJD pelos incidentes no último Atletiba. Clique aqui para entender o caso.