Anunciado no final da ‘Fase 2 do Universo Cinematográfico da Marvel’ em 2014, Pantera Negra enfim estreou nesta quinta (15). É o ultimo filme antes da chegada do colossal Vingadores: Guerra Infinita, que será lançado daqui dois meses. Sem muitas conexões para tal, temos aqui uma obra primordial não só ao gênero heróico e sim à sétima arte.

Apesar de já sermos familiarizados com o personagem após a excelente participação em Capitão América: Guerra Civil, pouco sabíamos a respeito de T’Challa e seu reinado em Wakanda. O personagem é interpretado por Chadwick Boseman e o filme conta mais sobre seu fictício país ao mesmo tempo em que precisa assumir o poderoso traje do Pantera Negra.

A direção é de Ryan Coogler (‘Creed’), responsável também pelo roteiro ao lado do novato Joe Robert Cole. O elenco conta com alguns atores conhecidos: Michael B. Jordan, Lupita Nyong’o, Forest Whitaker e Daniel Kaluuya. Não tem como não destacar o fator de que se não todos, mas 99% dos envolvidos na produção são negros. Uma representatividade sempre sonhada e de tão difícil idealização hollywoodiana, enfim acontece aqui para quem sabe servir de pontapé a algo muito maior.

Com tudo já encaminhado no UCM chega Pantera Negra; personagem até então desconhecido e precisando saber lidar com tal carga. Além de tudo, é o primeiro herói negro a ganhar uma obra de tamanha abrangência; e isso significa demais. Para nossa sorte e sorte geral, até mesmo ao cinema, recebemos o trabalho mais conciso nessa leva heróica. É um longa exemplar em tudo o que faz, sem abusos ou buracos, funcionando para iniciar e então criar identificação.

Pantera Negra é uma produção que foge até demais do conceito Marvel de se fazer filmes, que se impregnou recentemente. O que é excelente, pois se distancia da melhor forma possível: com um tom mais sério e sem piadinhas bobas, visual mais adulto, trama bem contada e conectada, vilões decentes e uso magistral de todos os recursos que sustentam um filme.

É talvez a película de melhor utilização dos efeitos especiais até aqui, assim como a de 3D mais significativo. Simplesmente nos deixa incrédulos de como todos os cenários são feitos digitalmente, e tamanhas passagens são computadorizadas, sem ser artificial. É lindo de se assistir em vários sentidos, desde o belo toque de direção ao lado de um roteiro acertado de Coogler até atuações realmente convincentes em meio de uma ambientação perfeita.

Não tem como não notar tamanho apelo à cultura africana em todos os aspectos, tão bem recriada e abordada. Uma trilha sonora absurda, comandada por Kendrick Lamar. Um debate racial, mais do que necessário, levantado a todo instante. E tudo isso em prol dos negros, aproveitando o espaço mais do que essencial para transformar um mero filme de herói em uma grande obra contemplativa e funcional.


OSCAR

Filmes do Oscar 2018 estreiam nos cinemas nacionais

Dois indicados ao Oscar 2018 estrearam essa semana nas telas brasileiras. Lady Bird: É hora de voar – que já ganhou o Globo de Ouro e no Oscar, concorre a cinco prêmios, incluindo melhor filme, melhor atriz (Saoirse Ronan) e melhor direção para Greta Gerwig – mostra de maneira delicada toda a confusão da adolescência comum. Christine ‘Lady Bird’ é uma adolescente com inclinações artísticas que deseja sair de Sacramento para cursar a faculdade em uma cidade mais contagiante. Porém, sua mãe sempre tenta inserir realidade nos voos da menina. Mais do que uma narrativa das dores do amadurecimento, o filme é uma ode à importância das raízes (aqui representadas por Sacramento) e dos relacionamentos.

Já ‘Três Anúncios Para Um Crime’, que tem sete indicações, chega como um dos favoritos ao prêmio principal, de melhor filme. O longa mostra a saga de Mildred Hayes (Frances McDormand), uma mãe que, inconformada com a ineficiência da polícia em encontrar o assassino de sua filha, decide chamar a atenção da mídia e da população alugando três outdoors em uma estrada raramente utilizada. As consequências dessa decisão afetam a vida de todos, incluindo da própria Mildred. O filme desperta, além de sentimentos variados, a reflexão sobre a forma como lidamos com eles. As atuações impecáveis dão ainda mais credibilidade à essa tensa narrativa que deve sair da premiação do Oscar com ao menos duas estatuetas na bagagem.


SHOW

Anadolu Agency/divulgação

Demi vai a São Paulo, Recife, Fortaleza e Rio

Demi Lovato anuncia shows no Brasil; Curitiba fica de fora

Como ela mesma canta, Oh no, here we go again, Demi Lovato anunciou nesta quinta-feira (15) que está de passagens compradas para o Brasil. A cantora vem ao país em abril para shows nas cidades de São Paulo (15), Recife (17), Fortaleza (19) e Rio de Janeiro (21) com a Tell Me You Love Me Tour. Os ingressos começarão a ser vendidos na próxima quinta-feira (22), a partir das 10h, pelo site da Eventim.

A turnê mundial de seu atual álbum começará no dia 26 de fevereiro, em San Diego, nos Estados Unidos. Lá fora os shows contam com a participação de DJ Khaled e Kehlani. Até o momento, nenhuma participação foi anunciada para o país.
A última vez que Demi Lovato esteve no Brasil foi em julho de 2017, quando participou do Villa Mix, em Goiânia.


MÚSICA

Carina Basso

Reginaldo Manzotti

Padre Reginaldo Manzotti lança single com Simone & Simaria

Após assinar com a gravadora Universal Music, Padre Reginaldo Manzotti lançou seu segundo single Espalhar Amor com as coleguinhas, Simone & Simaria, nesta sexta-feira, dia 16 de fevereiro, em todas as plataformas digitais. O single fará parte do novo CD do sacerdote que será lançado ainda neste semestre. 


NOVIDADE

Curitiba ganha primeira unidade da Johnny Rockets do Sul

A marca internacional Johnny Rockets inaugura no sábado (17) a primeira unidade no sul do Brasil, no ParkShoppingBarigüi. O restaurante exclusivo em Curitiba abre ao público a partir das 11h com um cardápio recheado das famosas receitas de hambúrgueres artesanais de Angus Beef®, milk-shakes e sobremesas, que fazem sucesso em todo o mundo desde os anos 1980.

Johnny Rockets é uma franquia internacional de restaurantes que oferece itens de cardápio inovadores e de alta qualidade, incluindo hambúrgueres e batatas fritas feitos à mão, sempre frescos. Este restaurante apresenta um toque moderno no conceito clássico de american dining – com assentos confortáveis e áreas perfeitas para uma reunião, serviço acessível e música que combina clássicos icônicos com a cultura pop.