NICOLA PAMPLONA RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Dois dias após o anúncio da intervenção federal no Rio, detentos iniciaram neste domingo (18) uma rebelião na Penitenciária Milton Dias Moreira, em Japeri, na Baixada Fluminense. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), inspetores de segurança foram feitos reféns pelos detentos. A secretaria não informou ainda o número de reféns.

O motim começou depois que as equipes da penitenciária impediram uma tentativa de fuga na tarde deste domingo. Unidades da Polícia Militar, do Batalhão de Choque, e do Grupamento de Intervenção Tática estão no local. Neste domingo, a Seap anunciou que havia reforçado a segurança nos presídios cariocas após o anúncio da intervenção, como prevenção contra eventuais reações da população carcerária. “Uma série de medidas operacionais foram adotadas, com o objetivo de impedir instabilidades no sistema carcerário”, disse, em nota, o secretário de Administração Penitenciária, David Anthony Gonçalves Alves.

A Seap não detalhou quais são as medidas, alegando “questões de segurança”. Na nota, diz que mudanças no controle dos presídios já vinham sendo elaboradas desde a posse de Alves, no dia 24 de janeiro, e foram antecipadas após o anúncio da intervenção. Segundo o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), a Penitenciária Milton Dias Moreira tem capacidade para 884 detentos, mas mantinha em janeiro 2.027 presos. Relatório de inspeção do CNJ referente ao mês de janeiro informa que já foram encontradas armas de fogo e aparelhos de telefone celular na penitenciária. O relatório concluir que as condições do estabelecimento penal são ruins.