A greve geral nacional desencadeada nesta segunda-feira (19) teve poucos impactos na rede estadual de ensino do Paraná, segundo a Secretaria de Estado da Educação. Das 2.144 escolas estaduais, apenas 12 não tiveram aulas (0,5% do total), em função da adesão dos professores ao movimento. Outras 25 escolas do Estado estão com adesão parcial de professores (1,16% do total), sendo que estão sendo ministradas aulas de 30 minutos ou parte dos professores não compareceu ao trabalho.

A Secretaria de Estado da Educação informa que a orientação do Governo do Estado é que sejam lançadas faltas aos profissionais que não comparecerem ao trabalho e não justificarem a ausência.

Já a APP-sindicato, que representa os professores na rede pública do Estado, diz que em mais de 60% dos estabelecimentos de ensino houve adesão total ou parcial do dia de protesto. Na maioria das escolas onde não houve paralisação, educadores realizaram debates e panfletagens com estudantes e com comunidade escolar sobre a Reforma da Previdência. 

Em diversas regiões houve atos para falar com a população sobre a proposta do governo. Em Curitiba, uma aula pública aconteceu na Boca Maldita. Em Maringá, houve ato na sede do INSS e ocupação ao escritório do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP). Atos foram realizados em outras regiões como Cascavel, Foz do Iguaçu e Paranavaí.

Ano letivo

O ano letivo para os mais de um milhão de estudantes da rede estadual de ensino do Paraná começou netsa segunda-feira. As aulas nas 2,1 mil escolas estaduais iniciaram de forma tranquila em todo o Estado.