No último fim de semana, em abordagens realizadas na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, no âmbito da Operação Fronteira Integrada, ação conjunta entre servidores da Receita Federal, policiais do BPFron e da Força Nacional resultou na apreensão de grande quantidade droga e cabelo humano.

A primeira abordagem ocorreu no sábado (17), por volta das 20h, a um carro Toyota, com placas paraguaias, que atravessava a fronteira sentido Foz do Iguaçu. O veículo era conduzido por um homem de 22 anos de idade e de nacionalidade paraguaia, o qual apresentava sinais expressivos de nervosismo, levantando suspeitas dos servidores. Após abordagem, foi solicitado ao homem que descesse do carro para uma fiscalização mais detalhada. Durante revista no interior do veículo, foram encontrados, ocultos no assoalho, 23 tabletes de substância análoga a maconha, aproximadamente 25 kg. O condutor alegou que receberia R$200 para transportar a droga do país vizinho até o território brasileiro. O indivíduo foi preso em flagrante e encaminhado com a droga e o veículo para a Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu para os procedimentos legais cabíveis.

Já na madrugada de domingo (18), por volta das 3h, foi abordado um veículo, com placas paraguaias, ocupado pelo condutor e um passageiro. Durante revista veicular, foram encontrados debaixo dos bancos, tanto do condutor quanto do passageiro, centenas de mechas de cabelo humano, que totalizaram aproximadamente 23 kg no valor estimado em R$ 23 mil. Os ocupantes do veículo afirmaram apenas que revenderiam o cabelo na cidade de Foz do Iguaçu. Ambos foram liberados e devem responder posteriormente pelo crime de descaminho.

A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança – FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.